Notícia

Pan 2015: Thiago Monteiro busca mais em Toronto e avisa: ‘Não quero que seja meu último’

Por CBTM

24/07/2015 12h37


Brasileiro é o atual recordista de medalhas pan-americanas na seleção, com sete

Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 24/7/2015

Ao verem Thiago Monteiro, 34 anos, conquistar sua sétima medalha em Jogos Pan-Americanos – a quarta de ouro –, muitos poderiam dizer que o mesatenista brasileiro está realizado, satisfeito com sua história na competição. Estão enganados: o cearense espera não só conseguir outro grande resultado no torneio individual em Toronto, no Canadá, como também voltar em futuras edições do evento.

“Não quero que seja meu último Pan. Quero jogar ainda por muito tempo. Sei que a concorrência no Brasil está muito forte, a nova geração quer o nosso lugar. Ninguém tem vaga cativa, mesmo tendo um bom histórico em Pan-Americanos. A cada torneio tenho que provar que mereço estar aqui”, disse o jogador.

Thiago está em sua quinta participação nos Jogos Pan-Americanos e subiu ao pódio em todas. O brasileiro tem quatro medalhas por equipes – ouro em 2007, 2011 e 2015 e bronze em 1999 –, duas no individual – prata em 2003 e bronze em 2007 – e uma nas duplas – campeão, ao lado de Hugo Hoyama, em 2003.

Em Toronto, há dois dias, participou, com Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano, da campanha invicta da seleção masculina rumo ao heptacampeonato por equipes. Para o cearense, a medalha representa a luta que teve pela frente até garantir seu lugar nos Jogos.

“Quando penso nessa medalha, lembro a minha convocação, o quão difícil foi estar aqui. Isso teve uma influência muito grande no meu dia a dia, na minha performance. Não saía um dia da minha cabeça a vontade de estar aqui no Pan”, contou.

Em certo momento, no entanto, a busca pela convocação chegou a atrapalhar o desempenho de Thiago, que teve de usar sua experiência para recuperar a tranquilidade.

“Sei que às vezes me coloquei sob muita pressão por conta disso. Em alguns torneios que costumo jogar tranquilo, não estava tão relaxado. No fim, deu tudo certo e estou muito feliz por ter provado que mereci a convocação”, afirmou.

Nesta quarta-feira (22), teve início o torneio individual. Thiago largou bem no Grupo D, vencendo o chileno Manuel Moya (440º) por 4 sets a 0 (11/7, 11/6, 11/4 e 11/5). O brasileiro voltará à mesa nesta quinta (23), às 13h15 (de Brasília), para enfrentar o argentino Rodrigo Gilabert (324º).

Único integrante da seleção a já ser subido ao pódio no individual em edições anteriores do Pan, Thiago não revelou sua meta em Toronto, mas garantiu que brigará por uma medalha.

“Tenho uma meta muito precisa na minha cabeça que vou guardar para mim. Foi muito duro chegar aqui e, por isso, sou muito agradecido pela confiança. A melhor forma de honrar essa confiança é jogar bem. Uma parte de minha está muito feliz com a medalha que conquistamos, mas outra está bem ciente de que ainda faltam coisas”, concluiu.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?