Notícia

Pan 2015: Invictos, brasileiros vão com força máxima às oitavas individuais

Por CBTM

24/07/2015 15h16


Hugo Calderano e Thiago Monteiro se juntam a Gustavo Tsuboi na fase eliminatória

Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 24/7/2015

Campeã por equipes, a seleção masculina de tênis de mesa garantiu força máxima nas oitavas de final individuais dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Na manhã desta sexta-feira (24), Hugo Calderano e Thiago Monteiro venceram seus jogos pela última rodada da primeira fase e levaram a liderança de seus grupos.

Os confrontos das fases eliminatórias serão definidos em sorteio no início da tarde. O torneio avançará ainda nesta sexta até as oitavas. Quartas, semis e final estão programadas para sábado (25), assim como as femininas. O campeão individual estará classificado para os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Terceiro cabeça de chave da competição, Calderano (76º colocado do ranking mundial) passou invicto pelo Grupo C ao derrotar o dominicano Isaac Vila (719º) por 4 sets a 0, parciais de 11/2, 11/5, 11/4 e 11/9. Antes, o brasileiro havia superado o norte-americano Jimmy Butler (407º), por W.O., e o chileno Felipe Olivares (311º), também por 4 a 0.

“Estou satisfeito com os meus jogos até agora. Estou me sentindo à vontade na mesa, tenho agora que continuar com esse mesmo nível de foco para ir jogando cada vez melhor”, avaliou Calderano.

Já Thiago (141º), quarto favorito do torneio, bateu na última rodada do Grupo D o peruano Johan Chávez (625º) em sets diretos (11/5, 11/9, 11/7 e 11/7). Nas duas partidas anteriores, o cearense derrotou o argentino Rodrigo Gilabert (324º) – 4 a 2, de virada – e o chileno Manuel Moya (440º) – 4 a 0.

“Já esperava três jogos duros. Entrei bem no primeiro, me soltei muito cedo no jogo. Fez toda diferença no resultado. Contra o Gilabert, perdi o primeiro set, ele colocou uma pressão a mais em mim. Saí de uma situação difícil, que poderia ter ficado 2 a 0 para ele. Hoje, já classificado, joguei mais solto. De uma forma geral, joguei tranquilo, dei meu melhor. Agora, os rivais serão cada vez mais difíceis. Estou preparado”, disse Thiago.

Na quinta (23), o principal cabeça de chave, Gustavo Tsuboi (55º), também encerrou sua participação na primeira fase com 100% de aproveitamento. À noite, venceu o canadense Marko Medjugorac por 4 sets a 0, parciais de 11/8, 11/8, 11/5 e 11/1. Mais cedo, já havia batido o norte-americano Kanak Jha (399º), de 15 anos, por 4 a 0. Na véspera, o triunfo fora sobre o equatoriano Geovanny Coello (454º): 4 a 1.

O técnico da seleção masculina, Jean-René Mounie, fez um balanço positivo da participação de seus comandados na primeira fase.

“Com o nível dos brasileiros, esse sistema de grupos com quatro jogadores não é muito perigoso. Mas, por outro lado, estou muito satisfeito com o jeito de cada um agir. Todos estavam bem focados. Acho que a competição começa agora para eles, nas oitavas de final”, afirmou.

Meninas nas oitavas

Medalhistas de prata nas disputas por equipes, as três brasileiras já conhecem suas rivais nas oitavas de final. Caroline Kumahara (154ª) enfrentará a colombiana Paula Medina (237ª), às 20h45. As duas já se encontraram neste Pan, com vitória da paulista por 3 sets a 0.

Se passar, Carol terá pela frente a vencedora do confronto entre a canadense Mo Zhang (102ª), segunda cabeça de chave, e argentina Camila Arguelles (350ª) ou a porto-riquenha Melanie Díaz (346ª).

Lin Gui (129ª) poderá ter uma pedreira logo nas oitavas, às 20h. Ela aguarda a norte-americana Zheng Jiaqi, para quem perdeu por 3 a 1 no primeiro jogo da decisão por equipes, ou a dominicana Johenny Valdez (456ª).

A rival nas quartas sai do duelo entre a canadense Luo Anqi (234ª) e a colombiana Angie Umbacia (502ª).

Já Ligia Silva (178ª), também às 20h, jogará com a colombiana Lady Ruano (258ª). Se vencer, poderá disputar a vaga na semifinal com a cabeça de chave número um, a norte-americana Lily Zhang (94ª).

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?