Notícia

Pan 2015: Em seu primeiro Pan, Lin Gui leva a prata, mas faz história

Por CBTM

25/07/2015 23h34


Brasileira luta, mas é superada por norte-americana na primeira decisão feminina individual do país. Caroline Kumahara é bronze

Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 25/7/2015

Primeira brasileira a disputar uma final individual do tênis de mesa nos Jogos Pan-Americanos, Lin Gui fez neste sábado (25), em Toronto, no Canadá, uma grande partida contra a norte-americana Wu Yue, mas acabou com a medalha de prata. Na decisão, a mesatenista de 21 anos foi superada por 4 sets a 3 (11/8, 11/8, 4/1, 8/11, 10/12, 11/9 e 11/7).

“Tenho muita coisa positiva para levar. Foi meu primeiro Pan e consegui chegar a duas finais. Superei duas americanas para chegar a essa decisão. Tive a minha oportunidade, mas não consegui aproveitar para levar o ouro. É um momento duro, acabei de perder a final. Mas vou carregar muita coisa boa”, disse a vice-campeã.

O torneio individual teve mais uma brasileira no pódio. Caroline Kumahara levou o bronze após ser superada pela própria Wu Yue na semifinal. Outra representante da seleção no torneio, Ligia Silva se despediu nas oitavas de final.

Em seu primeiro Pan, Lin Gui ajudou a escrever importantes capítulos na história do tênis de mesa brasileiro. Antes das disputas individuais, ela também conquistou a prata por equipes, ao lado de Carol e Ligia. Até então, a seleção nunca havia chegado a uma final feminina no evento continental.

“Essa medalha tem muito valor para mim. Acho que eu, Carol e Ligia representamos muito bem o tênis de mesa feminino do Brasil aqui em Toronto. Fomos vice por equipes e ainda tivemos duas nas semifinais do individual. É um passo muito importante na nossa evolução, mostra que estamos no caminho certo”, disse Lin Gui.

O técnico Hugo Hoyama demonstrou satisfação com participação de suas comandadas no Pan de Toronto.

“O que elas fizeram é o resultado do trabalho de anos, feito não só por mim, mas também pelos técnicos delas nos clubes. Esse é um primeiro passo que foi dado, importante não só para 2016, mas também pensando lá na frente”, elogiou.

O Brasil tem ainda outras quatro medalhas asseguradas no masculino. A primeira, há quatro dias, foi o ouro por equipes. Ainda neste sábado, às 20h, virão outras três: Gustavo Tsuboi e Hugo Calderano disputarão o título individual, enquanto Thiago Monteiro, eliminado na semi, ficou com o bronze.

O jogo

A partida começou equilibrada, com vantagem para Lin Gui. A brasileira abriu dois pontos e chegou a ter 8/6 no placar. No entanto, a norte-americana aumentou a intensidade de seu jogo e assumiu o controle da partida, fechado o primeiro set em 11/8.

Yue seguiu melhor na segunda parcial, fazendo 6/1. Lin Gui diminuiu a diferença para dois pontos (8/6) e seguiu na cola da adversária, mas não conseguiu alcançá-la. A norte-americana administrou a vantagem e venceu novamente por 11/8.

Lin Gui largou atrás no terceiro set, mas conseguiu reagir. A brasileira tomou a liderança em 4/3 e não a perdeu mais. Pressionando Yue, forçou a rival a cometer erros e levou a parcial por 11/4.

A brasileira também teve de se recuperar no quarto set. A norte-americana fez 4/1 e liderou até a reta final, quando Lin Gui voltou a se impor: virou em 8/7 e seguiu na ponta até fechar em 11/8.

Na quinta parcial, as duas finalistas se alternaram na liderança. Lin Gui abriu 8/6, mas viu a rival virar para 9/8. Hugo Hoyama parou o jogo e a brasileira voltou melhor: depois de salvar um set point, venceu por 12/10.

A situação se inverteu no sexto set. Lin Gui começou melhor e chegou a ter 4/1 no placar. A brasileira esteve à frente até 7/6, quando a rival cresceu. Yue fez 11/9 e levou a decisão para o sétimo e último set.

Lin Gui voltou a ter um bom início, abrindo 5/1. A brasileira se manteve em vantagem até a rival empatar em 7/7 e virar no ponto seguinte. A norte-americana soube controlar o jogo para fechar: 11/7.

Momento especial

Lin Gui vive um grande ano na sua carreira. Em março, conquistou pela primeira vez o título individual latino-americano, em Buenos Aires, na Argentina. Com o resultado, passou a ser a brasileira melhor posicionada no ranking mundial (129ª). Semanas depois, acertou com o Linz, clube austríaco, atual vice-campeão europeu, que defenderá a partir de agosto.

No fim de maio, Lin Gui chegou à final da Copa Latino-Americana, em Havana, Cuba. Invicta até então no torneio, a brasileira foi superada apenas na decisão pela compatriota Caroline Kumahara.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?