Notícia

Pan 2015: Seleção masculina confirma grande fase com desempenho perfeito no Pan

Por CBTM

26/07/2015 23h44


Brasileiros conquistaram todas as medalhas possíveis e não sofreram sequer uma derrota para rivais estrangeiros

Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 26/7/2015

Nestes Jogos Pan-Americanos, em Toronto, no Canadá, a seleção masculina conseguiu feitos inéditos, colocou fim a escritas e reafirmou sua hegemonia continental. E foi além: demonstrou novamente que vive um grande momento e está no caminho para buscar voos ainda mais altos – inclusive, fora do continente.

Em Toronto, os brasileiros conquistaram tudo o que foi possível. Nas disputas por equipes, foram arrasadores, vencendo seus cinco confrontos por 3 jogos a 0 para levarem o título. No individual, levaram ouro, prata e bronze, com Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro, respectivamente.

A campanha dos brasileiros foi irretocável: as duas únicas derrotas que sofreram foram em duelos entre compatriotas, na semifinal e na decisão individuais.

De quebra, colocaram fim ao jejum de 20 anos sem um ouro no torneio de simples do Pan – o último havia sido de Hugo Hoyama, atual técnico da seleção feminina, em Mar del Plata/1995. E ainda colocaram três atletas no pódio individual pela primeira vez na história da competição.

“Foi ótimo para o nosso país. Valoriza o trabalho dos atletas e da comissão técnica, que tem sido excelente. No último Pan, em Guadalajara, nenhum brasileiro chegou ao pódio. Isso mostra que o trabalho está correto, no caminho certo”, avaliou Tsuboi, em sintonia com o campeão Calderano.

“Mostra que somos uma potência absoluta nas Américas. Isso não quer dizer que não podemos perder jogos. Os oponentes jogam bem, botam pressão. Mas vejo que estamos no caminho certo, dominando ainda mais aqui nas Américas”, emendou.

O grande resultado em Toronto apenas reforça o bom momento que os três atletas vivem individualmente, com grandes feitos ao longo do último ano. Calderano foi medalhista de bronze dos Jogos da Juventude, em agosto passado – o primeiro pódio olímpico da história do tênis de mesa brasileiro.

Além disso, em sua segunda partida na Liga Alemã da temporada passada, que disputou pela primeira vez, conseguiu uma vitória por 3 sets a 0 sobre a lenda Timo Boll, ex-número um do mundo e atual sétimo colocado na lista.

Ao lado de Tsuboi, em fevereiro deste ano, conquistou o vice-campeonato de duplas do Aberto do Qatar, etapa da série Super, a mais importante do Circuito Mundial. A competição é comparada a um Grand Slam no tênis.

Tsuboi também vem de grandes feitos. No fim de 2014, chegou à 33ª posição do ranking mundial, a melhor de um latino-americano em toda a história. Em janeiro, foi eleito pela Liga Alemã a revelação da temporada. Depois de passar por um período de adaptação, o brasileiro foi fundamental para ajudar o Schwalbe Bergnestaudt a brigar pelas primeiras posições.

Mais recentemente, no fim de maio, o brasileiro conquistou em Havana, Cuba, o bicampeonato da Copa Latino-Americana, que lhe rendeu a vaga na Copa do Mundo individual deste ano.

Já Thiago conseguiu importantes vitórias na última temporada da Liga Francesa e também no Circuito Mundial deste ano, vencendo atletas como o português Marcos Freitas (10º colocado do ranking mundial), o tcheco Dmitrij Prokopcov (77º), os suecos Par Gerell (67º), Kristian Karlsson (67º) e Jens Lundqvist (86º) e o sul-coreano Eonrae Cho (52º).

Seu grande feito recente, no entanto, foi no Mundial de Suzhou, na China, em abril. Thiago e Cazuo Matsumoto chegaram às quartas de final de duplas, alcançando o melhor resultado da história do Brasil na competição, considerando disputas individuais, de duplas e por equipes, em ambos os naipes.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?