Por CBTM
Grupo de 28 atletas reúne seleções permanentes e classificados por seletivas ou indicação técnica
Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 7/8/2015
A cerimônia de hasteamento da bandeira brasileira na Vila dos Atletas, nesta quinta-feira (6), deixou claro o clima entre os 28 atletas da seleção que disputará a partir de sábado (8) os Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá. Abraços, conversas, risos e muita alegria demonstram que a união será mais um trunfo para os jogadores brilharem nos torneios de tênis de mesa.
“É bem gostoso estar nesse grupo maior. Todos estão muito motivados. Os mais experientes, que estão mais acostumados a esse clima, conversam com os mais jovens. Todo mundo está feliz, eufórico. O grupo está otimista, sabe que pode alcançar a meta traçada para o Parapan, que é de 15 ouros”, afirmou Isral Stroh, da Classe 7.
Em Toronto, a comissão técnica teve a oportunidade de reunir atletas que fazem parte das equipes brasileiras permanentes e os que conseguiram a classificação nas seletivas ou por indicação.
Dos 28 presentes no Parapan, 15 treinam diariamente com as seleções: Cátia Oliveira (Classe 2), Joyce Oliveira (4), Jennyfer Parinos (9) e Danielle Rauen (9), no feminino, e Aloisio Lima (1), Bruno Braga (1), Guilherme Costa (2), Ronaldo Souza (2), Iranildo Espíndola (2), Claudiomiro Segatto (5), Israel Stroh (7), Paulo Salmin (7), Luiz Manara (8), Diego Moreira (9) e Carlos Carbinatti (10), no masculino.
A eles, se juntaram outros 13 convocados por seletiva ou indicação técnica: Thais Severo (3), Maria Luiza Passos (5), David Freitas (3), Welder Knaf (3), Jorcerley Moreira (3), Alexandre Ank (4), Eziquiel Babes (4), Ivanildo Freitas (4), Carlo di Franco (6), Luiz Medina, o Kaíque (6), Erick Higa (9), Claudio Massad (10) e Lucas Maciel (11).
“Estamos todos fazendo a mesma programação. Ficamos sempre juntos. As coisas estão muito boas, com todos unidos”, disse Erick Higa.
Para Bruno Braga, que conquistou o bronze por equipes da Classe 1 no Mundial Paralímpico do ano passado, ao lado de Aloisio Lima, este clima dá ainda mais motivação na busca por medalhas.
“Nesses eventos, é sempre uma grande festa. Estar aqui com essa delegação toda é maravilhoso. Sofrer, ganhar, disputar cada ponto... Cada dia é uma vitória, uma conquista. É uma satisfação enorme estar aqui”, comemorou.
Alexandre Ank destacou ainda a vantagem técnica pelo fato de treinar com um grupo tão grande e qualificado como este que está no Parapan.
“Esse ambiente é muito bom. Temos de agradecer à coordenação, por criar esse clima ótimo. Os treinos e as atividades são bem organizados. Isso é muito importante. E, tendo vários atletas, você tem a oportunidade de treinar com diferentes estilos e materiais. Isso permite que você treine várias jogadas diferentes e, numa situação de risco, possa arriscar contra os adversários”, analisou.
As disputas do tênis de mesa no Parapan de Toronto terão início neste sábado (8), com os torneios individuais, que classificarão os campeões para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. As finais estão marcadas para segunda-feira (10).
Na terça (11), os atletas já começam as disputas por equipes, que irão até quinta (13).
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa