Por CBTM
Brasileiros abrem participação em Toronto neste sábado com as disputas individuais, classificatórias para os Jogos Paralímpicos
Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 7/8/2015
Além da técnica em dia, a seleção de tênis de mesa aposta na alta concentração para começar bem sua participação nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, a partir deste sábado (8). A atenção especial ao lado psicológico tem explicação: os brasileiros já largarão com as disputas individuais, que são o grande objetivo da delegação por classificarem os campeões para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
No Pan, há duas semanas, as disputas começaram pelas equipes, que serviram de aquecimento para as individuais. Tradicionalmente, no entanto, as disputas paralímpicas começam pelos torneios de simples. Mesmo tendo de superar o nervosismo da estreia já em confrontos decisivos, a seleção garante estar pronta para buscar suas metas.
“Temos que usar o primeiro jogo para quebrar esse gelo. É sempre a partida mais dura, ainda mais em um Parapan, pela importância que tem, valendo vaga nos Jogos Paralímpicos em casa. Temos que ir crescendo na competição, mas já começar voando, com a cabeça muito focada desde o início. É tiro muito curto”, afirmou Paulo Salmin, medalhista de prata no torneio individual da Classe 9 no Parapan de Guadalajara, no México, há quatro anos.
Para Alexandre Ank, brasileiro melhor ranqueado na Classe 4, o momento deve ser de confiança.
“Treinamos muito e já conhecemos os adversários. Então, é ir para cima e não hesitar em momento algum. Vencer todas as partidas e ir ponto a ponto, sem dar chances aos rivais. O momento é agora. É a hora de separarmos os homens das crianças para sermos campeões”, disse o mineiro, que destacou a importância dos eventos anteriores à estreia para entrar no clima de competição.
“Esse momento do hasteamento da bandeira brasileira aqui na Vila dos Atletas, por exemplo, é muito importante, porque você pega uma energia muito boa. Você absorve isso e transforma em força, vontade”, completou.
Medalhista de bronze ao lado de Aloísio Lima nas disputas por equipes da Classe 2 do Mundial do ano passado, Bruno Braga se abraça no sentimento de patriotismo para ganhar ainda mais força.
“Só de poder estar aqui, representando nosso país, já é uma sensação incrível. Sentir aquele gostinho do Rio 2016 é demais. Dá muita força para chegar amanhã, fazer o meu melhor e representar o Brasil da melhor forma possível”, projetou.
Representante brasileira na chave feminina da Classe 2, Cátia Oliveira faz sua estreia em Parapan-Americanos. A paulista, no entanto, promete foco desde o primeiro ponto.
“Quero, desde o primeiro jogo, já estar 100%. Assim que acabar a Cerimônia de Abertura, já estarei focada. E vou me dedicar assim não só no individual, mas também no torneio por equipes. Quero essa medalha de ouro e a vaga nos Jogos Paralímpicos”, afirmou.
Seleção no Parapan
A seleção brasileira conta com 28 atletas em Toronto. Destes, 15 treinam diariamente com as equipes permanentes: Cátia Oliveira (Classe 2), Joyce Oliveira (4), Jennyfer Parinos (9) e Danielle Rauen (9), no feminino, e Aloisio Lima (1), Bruno Braga (1), Guilherme Costa (2), Ronaldo Souza (2), Iranildo Espíndola (2), Claudiomiro Segatto (5), Israel Stroh (7), Paulo Salmin (7), Luiz Manara (8), Diego Moreira (9) e Carlos Carbinatti (10), no masculino.
A eles, se juntaram outros 13 convocados por seletiva ou indicação técnica: Thais Severo (3), Maria Luiza Passos (5), David Freitas (3), Welder Knaf (3), Jorcerley Moreira (3), Alexandre Ank (4), Eziquiel Babes (4), Ivanildo Freitas (4), Carlo di Franco (6), Luiz Medina, o Kaíque (6), Erick Higa (9), Claudio Massad (10) e Lucas Maciel (11).
Os brasileiros iniciarão sua participação no Parapan neste sábado (8), com os torneios individuais, que classificarão os campeões para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. As finais estão marcadas para domingo (9) e segunda-feira (10).
Na terça (11), os atletas já começam as disputas por equipes, que irão até quinta (13).
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br