Por CBTM
Brasileiros esperam levar para casa ouro individual e vaga nos Jogos Rio 2016
Daniel Leal, em Toronto (CAN) – 7/8/2015
De um lado, a distância de passar uma data importante longe da família. Do outro, a companhia de grandes amigos e a possibilidade de ganhar um presente inesquecível: a vaga nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Esta é a realidade que vivem Lucas Maciel e Carlos Carbinatti, que comemorarão seus aniversários durante a disputa dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá.
Carbinatti completará 31 anos neste sábado (8), dia de início dos torneios de tênis de mesa. Medalhista de ouro individual e por equipes na Classe 10 dos Jogos de Guadalajara, no México, em 2011, o paulista de Rio Claro (SP) se diz ainda mais motivado pela possibilidade de levar um presente especial para a família.
“Por ser meu aniversário, é uma motivação a mais. Conquistar a vaga para 2016 seria um presente muito especial. Motivação já tenho, mas esse é um extra pelo fato de comemorar mais um ano aqui. Espero jogar bem o torneio todo. Indo bem, os resultados aparecem”, afirmou.
No entanto, até alcançar seu objetivo, Carbinatti tem seu próprio ritual de concentração.
“Não gosto muito de falar enquanto as coisas não acontecem. Depois ligo, extravaso. Não gosto de me expor muito antes dos acontecimentos”, disse.
Já Lucas, dono de dois ouros parapan-americanos (1999 e 2011), fez 36 anos nesta sexta (7) e, mesmo à distância, comemorou com a família.
“Já conversei com minha mãe e meu irmão, estão só me esperando na volta. O presente para eles seria levar uma medalha. É o que todos buscam aqui. Treinei bem, agora é só jogar”, afirmou.
Apesar da grande experiência internacional, passar um aniversário longe de casa é novidade para Lucas.
“Está sendo muito legal. É a primeira vez que passo o aniversário em uma competição, longe de casa. Claro que a família faz falta, mas estou feliz por estar com os meus amigos aqui, gosto muito deles. É meu terceiro Parapan, são amigos de muito tempo”, disse.
Início das disputas
A seleção brasileira conta com 28 atletas em Toronto. Destes, 15 treinam diariamente com as equipes permanentes: Cátia Oliveira (Classe 2), Joyce Oliveira (4), Jennyfer Parinos (9) e Danielle Rauen (9), no feminino, e Aloisio Lima (1), Bruno Braga (1), Guilherme Costa (2), Ronaldo Souza (2), Iranildo Espíndola (2), Claudiomiro Segatto (5), Israel Stroh (7), Paulo Salmin (7), Luiz Manara (8), Diego Moreira (9) e Carlos Carbinatti (10), no masculino.
A eles, se juntaram outros 13 convocados por seletiva ou indicação técnica: Thais Severo (3), Maria Luiza Passos (5), David Freitas (3), Welder Knaf (3), Jorcerley Moreira (3), Alexandre Ank (4), Eziquiel Babes (4), Ivanildo Freitas (4), Carlo di Franco (6), Luiz Medina, o Kaíque (6), Erick Higa (9), Claudio Massad (10) e Lucas Maciel (11).
Os brasileiros iniciarão sua participação no Parapan neste sábado (8), com os torneios individuais, que classificarão os campeões para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. As finais estão marcadas para domingo (9) e segunda-feira (10).
Na terça (11), os atletas já começam as disputas por equipes, que irão até quinta (13).
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br