Por CBTM
Ronaldo Souza, Iranildo Espíndola e Guilherme Costa prometem emoção até a última rodada do grupo único
Daniel Leal, em Toronto (CAN) – 8/8/2015
Principais cabeças de chave do torneio individual da Classe 2 dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, Ronaldo Souza, Iranildo Espíndola e Guilherme Costa se conhecem muito bem pelo convívio diário na seleção permanente cadeirante. Após a primeira rodada, realizada neste sábado (8), o equilíbrio entre eles mais uma vez ficou claro, o que, curiosamente, levou-os a apostar na mesma estratégia: fazer da força psicológica o diferencial na mesa.
Nos jogos de abertura, de cara um duelo brasileiro: em uma partida emocionante, Ronaldo derrotou Guilherme por 3 sets a 2, parciais de 11/8, 11/9, 9/11, 9/11 e 14/12. Já Iranildo, tricampeão parapan-americano individual, bateu o argentino Carlos Duarte por 3 a 0 (11/7, 11/8 e 11/4). O venezuelano Luis Rojas completa o grupo único, em que todos se enfrentarão até segunda-feira (10). O campeão será aquele que somar mais pontos.
“Foi uma partida duríssima. O nível está muito parelho. Todos conhecem os defeitos e as qualidades dos outros. Ronaldo teve mais tranquilidade na reta final e fechou. Mas vamos em frente, ainda não há nada definido. É um torneio de apenas quatro jogos. São quatro finais”, avaliou Guilherme.
Medalhista de ouro individual e por equipes em 2003, 2007 e 2011, Iranildo espera utilizar sua experiência para surpreender os companheiros de seleção.
“Nós três nos conhecemos muito. Temos jogado muito, treinamos juntos. Isso faz com que a questão técnica fique muito nivelada na mesa. Tento, com a minha experiência, tentar me sobressair. Na hora do jogo, tentamos surpreender com uma ou outra jogada”, disse o goiano.
O ouro individual nesta edição do Parapan terá ainda mais valor, já que será classificatório para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.
“Numa competição desse nível, essa vaga em jogo traz algo a mais. Quero aproveitar isso. Por ser o atual tricampeão, venho com uma responsabilidade extra. Os rivais mais fortes são os companheiros de seleção. Isso me motiva. Estou muito focado para buscar esse ouro”, afirmou Iranildo.
A segunda rodada da Classe 2 será disputada ainda neste sábado, às 20h20, com mais um confronto brasileiro, entre Ronaldo e Iranildo. O torneio irá até segunda-feira (10).
Seleção brasileiro em Toronto
A seleção brasileira conta com 28 atletas em Toronto. Destes, 15 treinam diariamente com as equipes permanentes: Cátia Oliveira (Classe 2), Joyce Oliveira (4), Jennyfer Parinos (9) e Danielle Rauen (9), no feminino, e Aloisio Lima (1), Bruno Braga (1), Guilherme Costa (2), Ronaldo Souza (2), Iranildo Espíndola (2), Claudiomiro Segatto (5), Israel Stroh (7), Paulo Salmin (7), Luiz Manara (8), Diego Moreira (9) e Carlos Carbinatti (10), no masculino.
A eles, se juntaram outros 13 convocados por seletiva ou indicação técnica: Thais Severo (3), Maria Luiza Passos (5), David Freitas (3), Welder Knaf (3), Jorcerley Moreira (3), Alexandre Ank (4), Eziquiel Babes (4), Ivanildo Freitas (4), Carlo di Franco (6), Luiz Medina, o Kaíque (6), Erick Higa (9), Claudio Massad (10) e Lucas Maciel (11).
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br