Notícia

Parapan 2015: Maria Luiza Passos já garante ao menos o bronze na Classe 5

Por CBTM

08/08/2015 22h30


Brasileira avança invicta à semifinal em Toronto e segue na busca por ouro inédito

Daniel Leal, em Toronto (CAN) – 8/8/2015

Atleta mais experiente da seleção paralímpica feminina, Maria Luiza Passos, 64 anos, garantiu neste sábado (8) sua quarta medalha individual em Jogos Parapan-Americanos. Após avançar invicta às semifinais, assegurando ao menos o bronze, a paranaense deu um importante passo rumo à inédita medalha de ouro em Toronto, no Canadá. Ela, no entanto, quer mais: pensando jogo a jogo, espera alcançar o sonhado título para também confirmar sua presença nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

“Treinei muito para vir aqui com a intenção de levar o ouro, que me daria a vaga para os Jogos Rio 2016. Mas temos de ir gradativamente. Venci as duas primeiras partidas. Agora, vamos ver amanhã, jogo a jogo”, afirmou.

Dona de uma medalha de prata (2003) e duas de bronze (2007 e 2011) individuais em Parapan-Americanos, Maria Luiza ficou na liderança do Grupo B. Na estreia, vitória por 3 sets a 2 (11/9, 9/11, 11/3, 7/11 e 11/6) sobre a colombiana Nelly Alarcón. Na segunda rodada, 3 a 0 (11/5, 11/7 e 11/3) diante da cubana María Cisneros.

“Não conhecia as duas adversárias de hoje, acabaram sendo jogos estressantes. No primeiro, estava tensa. No segundo, já estava mais solta e joguei melhor. Espero crescer ainda mais amanhã”, disse a experiente mesatenista.

A adversária de Maria Luiza nas semifinais será a colombiana Sara Darabos, neste domingo (9), às 18h20 (de Brasília). Caso avance, disputará o título na segunda (10), às 14h40, com a vencedora do duelo entre Nelly Alarcón e a mexicana María Paredes.

Luta pelo bi

Joyce Oliveira começou muito bem a luta pelo bicampeonato parapan-americano na Classe 4. Medalhista de ouro individual em Guadalajara, há quatro anos, a paulista venceu suas duas primeiras partidas na competição, ambas por 3 a 0, diante da venezuelana Yoleidy Andrade (11/4, 11/3 e 11/6) e da norte-americana Jennifer Johnson (11/4, 11/3 e 11/3).

A Classe 4 está sendo disputada em sistema de grupo único, no qual todos se enfrentam – a campeã será a que somar mais pontos. Joyce tem mais dois compromissos pela frente: neste domingo, às 12h20, enfrentará a venezuelana Maria Molero; na segunda, às 11h, a rival será a mexicana Martha Verdin.

Na Classe 3, Thais Severo teve um grande desafio logo na estreia. A brasileira fez uma boa partida, mas acabou superada pela mexicana Edith Sigala, 15ª colocada do ranking mundial, por 3 a 1, parciais de 11/9, 8/11, 11/7 e 11/4. A goiana precisa vencer a norte-americana Cynthia Ranii, neste domingo, às 11h40, para avançar às semifinais.

“Estava um pouco nervosa. Ela está bem à minha frente no ranking. Agora é bola para frente, já estou pensando na americana. Deixei a derrota para trás para planejar esse próximo jogo”, disse Thais.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?