Notícia

Parapan 2015: Cátia Oliveira está a uma vitória de ouro e vaga no Rio 2016

Por CBTM

09/08/2015 02h03


Brasileira passa invicta pelo primeiro dia e disputará o título com norte-americana na Classe 1/2. Na 9/10, Danielle Rauen e Jennyfer Parinos podem fazer dobradinha

Daniel Leal, em Toronto (CAN) – 8/8/2015

Cátia Oliveira está a uma vitória de realizar dois sonhos: conquistar o ouro individual nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, e carimbar sua vaga para os Jogos Paralímpicos Rio 2016. Neste sábado (8), a brasileira venceu seus dois jogos pelo grupo único da Classe 1/2 e já garantiu ao menos a medalha de prata.

“Entrei um pouco nervosa por ser o meu primeiro Parapan, mas consegui me acalmar já no primeiro jogo. No segundo, dei algumas vaciladas, mas me recuperei. É uma responsabilidade maior pelo tamanho do evento. Falta só um passo para conseguir esse ouro, a vaga e poder dizer: ‘Ufa!’”, disse a paulista de 24 anos.

A decisão do título será neste domingo (9), às 14h20 (de Brasília), contra a norte-americana Tara Profitt, que também está invicta na competição. As duas já se enfrentaram uma vez, na Copa Costa Rica do ano passado. Na ocasião, Cátia levou a melhor por 3 sets a 0 e ficou com o ouro logo em sua primeira competição internacional.

“Faz tempo desde que nos enfrentamos. Como eu evoluí, acredito que ela tenha crescido também. Não posso pensar que está ganho, pois jogo é jogo. Estou focada apenas em colocar na mesa o que venho treinando”, afirmou.

Neste sábado, Cátia estreou com vitória por 3 a 0 sobre a argentina Constanza Garrone, parciais de 11/3, 11/3 e 11/6. À tarde, saiu perdendo para a mexicana Alma Padilla, mas demonstrou capacidade de reação para buscar a virada: 3 a 1 (7/11, 11/4, 11/5 e 11/5).

Na Classe 9/10, Danielle Rauen está muito próxima de também levar o ouro. Depois de vencer a companheira de seleção Jennyfer Parinos na primeira rodada – 3 a 0, parciais de 11/6, 12/10 e 11/8 –, a catarinense de 17 anos bateu a chilena Francisca Araya, também em sets diretos (11/8, 11/4 e 11/4), e poderá ser campeã até mesmo com derrota na última rodada.

Neste domingo, Dani enfrentará a argentina Analía Longhi, às 14h20. Se vencer, garantirá o título e a vaga nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Em caso de revés, empataria em vitórias com Jennyfer ou a chilena Araya, que se enfrentarão no mesmo horário. No entanto, teria de ser superada no saldo de pontos, em que tem larga vantagem.

Nesta tarde, Jennyfer derrotou Longhi por 3 a 0 (12/10, 11/6 e 11/6). Se vencer pela última rodada, levará ao menos a prata.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?