Notícia

Parapan 2015: Estreantes, Claudio Massad e Thais Severo estão nas semifinais

Por CBTM

09/08/2015 16h08


Brasileiros já garantiram ao menos o bronze em suas classes nas disputas individuais

Daniel Leal, de Toronto (CAN) – 9/8/2015

Logo na primeira rodada de jogos deste domingo (9), dois estreantes garantiram à seleção brasileira de tênis de mesa mais duas medalhas nas disputas individuais dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá. Claudio Massad, na Classe 10 masculina, e Thais Severo, na 3 feminina, avançaram às semifinais e levarão ao menos o bronze. Os campeões se classificam para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Massad, que se juntou às disputas paralímpicas no ano passado, após passar pela classificação funcional na França, se juntou a Carlos Carbinatti nas semis. O paulista de Bauru (SP) terminou na liderança do Grupo B ao derrotar o cubano Jorge Rodríguez por 3 sets a 0, parciais de 11/7, 19/17 e 11/5.

“É a realização de um sonho. Disputar o Parapan é algo extraordinário na vida de um atleta, um dos eventos mais importantes do mundo. Mas busco também outro sonho, que é ir aos Jogos Paralímpicos no ano que vem. Vou brigar por essa vaga aqui”, afirmou o brasileiro.

Tanto Massad quanto Carbinatti, primeiro colocado do Grupo A, avançaram invictos. Os brasileiros aguardam as disputas de quartas de final para conhecerem seus adversários na fase seguinte. As semis serão disputadas ainda neste domingo, às 19h40 (de Brasília).

“Agora é descansar um pouco e depois ver os meus possíveis rivais disputando as quartas de final. Vou estudar antes do jogo para chegar muito focado e buscar essa vaga na final”, disse Massad.

Na Classe 3 feminina, Thais Severo se recuperou da derrota sofrida para a mexicana Edith Segala na estreia. Diante da norte-americana Cynthia Ranii, a goiana teve uma boa atuação e venceu com tranquilidade por 3 a 0 (11/6, 11/7 e 11/3).

“Estava mais confiante hoje porque há havia derrotado ela na Costa Rica, no ano passado, também por 3 a 0. Mas agora já estou pensando no meu próximo jogo”, afirmou.

 

Sua adversária na semifinal será a cubana Yanelis Silva, atual tricampeã parapan-americana. O duelo será realizado nesta tarde, às 17h40.

“É a rival mais difícil da competição. Vou precisar jogar muito bem para conseguir um bom resultado. Saber que já tenho uma medalha dá um sentimento de satisfação grande, mas quero mais”, disse a brasileira.

Duelo brasileiro nas quartas

A Classe 4 terá um duelo brasileiro nas quartas de final: após avançarem na segunda posição de seus grupos, Alexandre Ank e Ivanildo Freitas se enfrentarão às 17h por uma vaga nas semis.

Ank foi o primeiro a se garantir nas quartas neste domingo. Com uma atuação segura, venceu o guatemalteco Rodolfo Quezada por 3 a 0 (11/3, 11/4 e 11/4). Na sequência, foi a vez de Ivanildo ir à mesa e derrotar o chileno Cristian Astete também em sets diretos (11/5, 12/10 e 11/6).

“O nível tá bem alto. A gente se preparou bem, mas o pessoal também, são jogos difíceis. Ontem ganhei um jogo e perdi outro, mas hoje graças a Deus consegui pôr meu jogo na mesa e deu tudo certo”, resumiu Freitas.

Eziquiel Babes, que venceu suas duas partidas pelo Grupo A, já está nas semifinais. As partidas serão disputadas ainda neste domingo, às 19h.

A terceira rodada da Classe 9 definiu a classificação dos dois brasileiros para as quartas de final. Diego Moreira derrotou o porto-riquenho Shaquille Vicente por 3 a 0 (11/7, 11/3 e 11/4) e terminou na segunda posição do Grupo B. Já Erick Higa não foi à mesa, mas contou com o revés do canadense Martin Pelletier diante do colombiano Diego Velandia para ficar na vice-liderança do Grupo C e também avançar.

Os dois voltarão à mesa às 17h. Diego e Erick enfrentarão, respectivamente, Diego Velandia e o canadense Asad Syed. As semifinais serão disputadas às 19h40.

Neste domingo, os torneios individuais avançarão até as quartas ou as semifinais. Apenas três classes se encerram nesta tarde: 1/2 e 9/10 femininas, com possibilidade de dois ouros para a seleção brasileira, e 11 masculina. As outras decisões serão disputadas na segunda-feira (10).

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?