Notícia

Parapan 2015: Joyce Oliveira conta com ‘pequena talismã’ para busca o bi

Por CBTM

09/08/2015 17h28


Em busca do segundo ouro individual, paulista destaca importância do apoio à distância da sobrinha de 4 anos

Daniel Leal, em Toronto (CAN) – 9/8/2015

A uma vitória de conquistar o bicampeonato individual parapan-americano da Classe 4 feminina, Joyce Oliveira já sabe em quem buscará apoio na preparação para a partida decisiva nos Jogos de Toronto, no Canadá. Se não tem experiência no tênis de mesa, a sobrinha Carolaine, de 4 anos, poderá ajudar – e muito – com carinho e motivação.

“Temos nos falado todo dia. Sou madrinha dela, somos muito apegadas. Sempre olho as fotos dela, meu irmão fica me mandando. Me inspira muito”, contou Joyce, que se diverte com a alegria da afilhada.

“Ontem, quando conversei com ela, disse que tinha ganho os dois jogos do dia. Ela respondeu: ‘Não acredito, vou contar para todo mundo’. Largou o telefone e saiu correndo. Me deixou falando sozinha (risos)”, emendou.

Neste domingo (9), Joyce chegou à terceira vitória na competição e ficou a um jogo de repetir o feito alcançado há quatro anos, na edição de Guadalajara, no México. A brasileira voltará para casa, no mínimo, com a medalha de prata.

Pela terceira rodada do grupo único, em que todas se enfrentam, Joyce derrotou a venezuelana Maria Molero por 3 sets a 0, parciais de 11/3, 11/1 e 11/2. Na véspera, ela já havia vencido outras duas partidas, ambas por 3 a 0, diante da também venezuelana Yoleidy Andrade e da norte-americana Jennifer Johnson.

Na última rodada, Joyce enfrentará a mexicana Martha Verdin, que também está invicta até aqui na competição. A partida está marcada para as 11h (de Brasília) de segunda-feira (10).

“Nunca joguei com ela. Sei que ela gosta de colocar a bolinha por baixo. Não gosto de enfrentar esse estilo. Prefiro abrir e bater tudo. Será um jogo difícil para mim”, analisou.

Para chegar bem à partida decisiva, a brasileira, mais uma vez, terá a ajuda de Carolaine.

“Vou precisar falar com ela hoje à noite (risos). Vai me ajudar a ficar mais calma”, disse.

Mais quatro medalhas garantidas

Medalhistas de bronze por equipes no Mundial do ano passado, Aloisio Lima e Bruno Braga confirmaram o favoritismo em seus grupos e avançaram às semifinais da Classe 1, garantindo ao menos mais dois bronzes para a seleção brasileira.

Ambos chegaram invictos à rodada final da fase de grupos. No A, Aloisio passou com tranquilidade pelo norte-americano Michael Godfrey: 3 a 0, parciais de 11/2, 11/5 e 11/3. Já Bruno, no B, derrotou o cubano Henry Cuenca em um jogo mais equilibrado, mas também definido em sets diretos (14/12, 11/6 e 11/2).

“Já conhecíamos a maioria dos atletas, com exceção dos cubanos, que ainda não tínhamos enfrentado. Mas sabíamos que seriam os principais adversários. Estamos muito preparados. Acredito que chegaremos para a disputa do ouro, mas temos de pensar jogo a jogo”, afirmou Aloisio.

As semifinais serão disputadas ainda neste domingo, às 19h40. Aloisio duelará com o argentino Fernando Eberhardt, enquanto Bruno terá pela frente o cubano Yunier Fernández. O campeão sairá na segunda, às 14h40.

Na Classe 7, os dois representantes brasileiros também estão nas semifinais. Paulo Salmin e Israel Stroh asseguraram nesta manhã a liderança de seus grupos e não precisaram passar pelas quartas. Assim, já estão garantidos no pódio.

Os dois venceram com tranquilidade na última rodada. No Grupo A, Israel fez 3 a 0 no salvadorenho Maximiliano Vásquez, parciais de 11/0, 11/2 e 11/1. Já Paulo manteve sua invencibilidade ao bater Jean Giraud, da Venezuela, também em sets diretos (11/9, 11/3 e 11/6).

Os brasileiros aguardam seus rivais nas semifinais, marcadas para segunda, às 11h. As quartas serão disputadas ainda nesta tarde.

Neste domingo, os torneios individuais avançarão até as quartas ou as semifinais. Apenas três classes se encerram nesta tarde: 1/2 e 9/10 femininas, com possibilidade de dois ouros para a seleção brasileira, e 11 masculina. As outras decisões serão disputadas na segunda-feira (10).

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?