Notícia

Parapan 2015: Cátia Oliveira escreve mais um capítulo da meteórica carreira com ouro em Toronto

Por CBTM

09/08/2015 19h33


Brasileira confirmou ótima fase e selou ida para os Jogos Paralímpicos Rio 2016

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 9/8/2015

Quem vê Cátia Oliveira no lugar mais alto do pódio em Toronto, no Canadá, não faz ideia que, há menos de três anos, ela sequer havia começado a praticar o tênis de mesa. Mas após conquistar o ouro individual da Classe 1/2 dos Jogos Parapan-Americanos, a jovem de 24 anos provou que chegou para ficar – e brilhar – na modalidade.

“Estou nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Foi a primeira coisa que eu pensei. E também que ganhei um Parapan. É o meu primeiro e já ganhei. Estou muito, muito feliz mesmo”, disse Cátia.

A brasileira, sétima no ranking mundial da Classe 2, estreou no sábado (8) com duas vitórias: 3 sets a 0 sobre a argentina Constanza Garrone e 3 a 1 diante da mexicana Alma Padilla. Neste domingo (9), ela assegurou o primeiro lugar do grupo único da Classe 1/2 com o triunfo sobre a norte-americana Tara Profitt – 3 a 0, parciais de 11/9, 11/7 e 11/7 – e carimbou o passaporte para os Jogos Paralímpicos Rio 2016.

“Se você me perguntar, eu nem lembro muita coisa do jogo. Consegui me manter calma para fazer os pontos e fechar o jogo, mas estava muito tensa, adrenalina a mil”, disse a mesatenista, após a partida decisiva, antes de admitir a surpresa e a satisfação com o título.

“Eu não esperava estar aqui tão rápido, minha trajetória no tênis de mesa é muito curta. Lógico que eu comecei a trabalhar com esse objetivo, mas sendo sincera, nunca esperava ser campeã”, completou.

Cátia já possui uma longa história do esporte. A paulista chegou a se profissionalizar no futebol, participando das seleções de base. Em 2007, foi convocada para o Mundial sub-17. No entanto, na manhã do dia do anúncio, sofreu o acidente que lhe deixou paraplégica.

Em 2013, conheceu o tênis de mesa em uma feira de inclusão. Experimentou a modalidade e decidiu praticá-la. Os resultados apareceram rapidamente e lhe renderam um convite para se juntar à seleção permanente em Brasília (DF), no início deste ano.

“O esporte é tudo na minha vida, é isso que eu sei fazer. Acho que (esse título) é o começo da realização do meu sonho, que sempre foi defender o meu país. O tênis de mesa me deixou sonhar novamente com isso e não tem emoção maior que essa”, afirmou.

Logo em suas primeiras competições internacionais, Cátia deixou claro seu potencial. Nas três etapas do Circuito Mundial que disputou este ano, foram cinco pódios: dois ouros e um bronze por equipes, ao lado de Carla Azevedo, e uma prata e um bronze no individual.

Agora, voltará todas as suas atenções para viver o auge da carreira de qualquer atleta: a disputa dos Jogos Paralímpicos.

“Vou treinar muito mais do que já estava treinando, porque tenho muito a melhorar e a aprender. Também já vou começar a trabalhar o psicológico, porque os Jogos Paralímpicos são um evento ainda maior que o Parapan. E, fisicamente, quero chegar ainda mais preparada”, finalizou a campeã.

O técnico da seleção cadeirante, José Ricardo Rizzone, também elogiou a experiência em Toronto, fundamental para a paulista em 2016.

“Esse evento é parecido com o que ela verá no Rio. O espírito da competição e conviver com atletas de outras modalidades fazem sentir o clima de um evento como esse. Foi importante ter essa experiência antes de chegar aos Jogos Paralímpicos”, apontou o treinador, que exaltou a rápida ascensão de Cátia na modalidade.

“Estamos trabalhando duro todo dia para isso. É uma novata, disputando seu primeiro Parapan e ela chegou mostrando muito, perdeu apenas um set aqui. É gratificante ver o trabalho ser recompensado com esses resultados”, elogiou.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?