Notícia

Parapan 2015: Tetra, Iranildo Espíndola se torna o maior campeão individual brasileiro no tênis de mesa

Por CBTM

10/08/2015 00h24


Goiano repete feitos de 2003, 2007 e 2011 para alcançar marca histórica. Brasil fecha segundo dia com três ouros e 23 medalhas garantidas

Daniel Leal, em Toronto (CAN) – 9/8/2015

Iranildo Espíndola se tornou na noite deste domingo (9) o maior nome do tênis de mesa paralímpico brasileiro em Jogos Parapan-Americanos. Em Toronto, no Canadá, o goiano conquistou o tetracampeonato da Classe 2 e agora é o recordista de medalhas de ouro individuais do país na modalidade. De quebra, ainda garantiu sua classificação para os Jogos Paralímpicos Rio 2016 – e uma nova tatuagem no braço esquerdo.

O título de Iranildo coroa o grande dia dos mesatenistas brasileiros no Parapan. Mais cedo, o país já havia assegurado outros dois ouros, com Danielle Rauen, na Classe 9/10 feminina, e Cátia Oliveira, na 1/2.

A seleção conquistou ainda uma prata, na dobradinha de Jennyfer Parinos na Classe 9/10, e cinco bronzes, com Bruno Braga (Classe 1), Alexandre Ank (4), Carlo di Franco (6) e Diego Moreira e Erick Higa (ambos na 9).

A conta das medalhas subirá nesta segunda-feira (10): serão até 15, com 14 já garantidas. Destas, dez poderão ser de ouro. Semifinais e finais serão disputadas a partir das 11h (de Brasília).

Até este domingo, Iranildo dividia com Carlo di Franco o posto de maior campeão individual do tênis de mesa brasileiro em Parapan-Americanos. Ao levar o ouro e ver o companheiro de seleção cair nas semifinais da Classe 6, o goiano assumiu a liderança nos ouros.

“Aos quase 47 anos, jogando em alto nível, a sensação é de dever cumprido. Estou muito feliz. Tenho muito a agradecer a todos que me permitiram fazer uma grande preparação e representar meu país da forma como ele merece”, afirmou o tetracampeão, que já havia levado os títulos em Guadalajara (2011), Rio de Janeiro (2007) e Mar del Plata (2003).

Iranildo conquistou o ouro de forma invicta. Na estreia, derrotou o argentino Carlos Duarte por 3 sets a 0. Depois, bateu dois brasileiros, Ronaldo Souza (3 a 0) e Guilherme Costa (3 a 2), que disputarão nesta segunda as outras duas medalhas da categoria.

A confirmação do título veio na última partida, diante do venezuelano Luis Rojas. Com uma atuação segura, Iranildo venceu por 3 a 0 (11/5, 11/9 e 11/2), vibrando muito após a partida. Agora, suas atenções já estão voltadas para seu próximo desafio.

“Também sou o atual tricampeão por equipes. É meu próximo grande objetivo. Quero buscar esse ouro com meus companheiros. Daí, depois, sim, vou para casa descansar e pensar na preparação para 2016”, disse.

Os Jogos Paralímpicos, aliás, ficarão literalmente marcados no goiano. Iranildo já tatuou o símbolo das três edições em que esteve – Atenas (2004), Pequim (2008) e Londres (2012) – e manterá a tradição no Rio.

“Estou feliz e triste. Feliz pela vaga e triste pelas agulhadas, que doem muito (risos). Fiz a promessa da tatuagem. Quando estiver perto da competição, vou fazê-la com grande prazer”, prometeu.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?