Por CBTM
Cearense avança para enfrentar Welder Knaf após vencer quinto do mundo. Paulo Salmin e Israel Stroh também brigarão pelo ouro, assim como Luiz Filipe Manara na 8
Daniel Leal, em Toronto (CAN) – 10/8/2015
David Freitas garantiu nesta segunda-feira (10) sua vaga na decisão individual da Classe 3 dos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, de forma histórica: derrotou na semifinal o argentino Gabriel Copola, quinto colocado no ranking mundial e seu algoz na final de Guadalajara, há quatro anos. O ouro na categoria será brasileiro, já que Welder Knaf avançou no outro lado da chave. A partida será disputada às 14h40 (de Brasília).
Sempre no controle da partida, David conseguiu a vitória sobre Copola em grande estilo: 3 sets a 0, parciais de 11/8, 11/8 e 12/10. Após a partida, o cearense, emocionado com o resultado, não segurou as lágrimas.
“Perdi em Guadalajara por 3 a 1, mas agora busquei. Tenho buscado muito, me esforçado demais. Hoje, sou o 22º do mundo. Ganhei do quinto, que se preparou por mais de dois meses na Europa. Busquei e consegui”, disse David, que apontou as chaves para a vitória.
“Estudei muito o jogo dele. Em Guadalajara, tive problemas com o saque dele. Agora, sabia a melhor forma de devolver, passar a recepção dobrada. As partes técnica e psicológica resolveram e agora está aí: 3 a 0 sobre a Argentina”, completou.
O triunfo de Welder foi marcado pela superação. O paranaense saiu perdendo por 2 a 0 para o costa-riquenho Geovanni Rodríguez, mas soube manter a tranquilidade para ajustar seu jogo e virar para 3 a 2: 9/11, 7/11, 11/6, 11/8 e 11/6.
A Classe 7 também terá uma decisão brasileira, entre Paulo Salmin e Israel Stroh. O primeiro bateu na semifinal o chileno Cristian Dettoni em sets diretos, parciais de 12/10, 13/11 e 11/5. O segundo teve de buscar a virada contra o colombiano José Piraján, vencendo por 3 a 1 (5/11, 11/8, 14/12 e 11/9).
Os dois companheiros de seleção se enfrentarão também às 14h40. Paulo é o atual vice-campeão parapan-americano da Classe 8. Já Israel disputa o evento pela primeira vez.
Na Classe 8, o também estreante Luiz Filipe Manara disputará o ouro. Nesta manhã, o paulista venceu o equatoriano Paul Astudillo por 3 a 0 (12/10, 11/5 e 11/8) e avançou à decisão. Seu adversário será o norte-americano Chui Lim Ming, às 14h40.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br