Por CBTM
Paulo Salmin, Luiz Felipe Manara e Israel Stroh repetem final de 2011; Maria Luiza Passos pode levar primeiro ouro aos 64 anos
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 12/8/2015
A seleção brasileira vai disputar o título dos torneios por equipes dos Jogos Parapan-Americanos nas Classes 4/5 feminina, com Joyce Oliveira e Maria Luiza Passos, e na 6/8 masculina, com Luiz Felipe Manara, Paulo Salmin e Israel Stroh – as semifinais foram disputadas na tarde desta quarta-feira (12), em Toronto.
Os brasileiros enfrentaram a Costa Rica, nesta tarde, e confirmara a liderança do grupo com uma vitória por 2 a 0. Na semifinal, partida impecável diante do Chile e mais um 2 a 0. Primeiro nas duplas, triunfo por 3 a 0 (11/5, 11/5 e 11/8), e, na sequência, Manara derrotou Matias Lorca por 3 a 0 (11/5, 11/7 e 12/10) e concretizou a passagem à final.
Agora, eles terão pela frente velhos conhecidos: a equipe canadense, superada na decisão de 2011. A final de Toronto será disputa nesta quinta-feira (13), às 11h (horário de Brasília).
“Eles devem utilizar o fator casa, contando com a torcida. A parte física está começando a pesar um pouco mais. Estamos no quinto dia de competição, então vamos nos recuperar para amanhã. Conhecemos os adversários e vamos em busca desse ouro”, afirmou Paulo Salmin, mostrando determinação.
Entrosadas 'na mesa', Joyce Oliveira e Maria Luiza Passos fazem final da Classe 4/5 e paranaense busca primeiro ouro
Entre as mulheres da Classe 4/5, que encaram o México, no mesmo horário desta quinta, o sentimento é que o crescimento ao longo do torneio pode fazer a diferença para conquistar o ouro.
“Como não treinamos juntas, esse acerto nas duplas vai acontecendo ao longo dos jogos. Estamos nos dando bem. Até aqui, enfrentamos duplas com um jogo ruim para nós, lento. Agora, contra as mexicanas, será uma partida melhor de se ver. Vai casar com o nosso estilo”, analisou Joyce Oliveira.
Nesta quarta, elas venceram as norte-americanas Jennifer Johnson e Cynthia Ranii por 2 partidas a 0. Primeiro, nas duplas, vitória por 3 a 1 (9/11, 11/8, 11/4 e 11/7). Depois, Joyce superou Johnson por 3 a 0 – parciais de 11/3, 11/5 e 11/3). A uma vitória de seu primeiro ouro pan-americano aos 64 anos, Maria Luiza Passos celebrou o bom momento.
“Estamos confiantes. Esperamos estar ainda melhores amanhã. Fomos bem agora à tarde, mas queremos crescer para buscar esse ouro que seria inédito para mim. Estamos evoluindo ao longo da competição”, afirmou a experiente mesatenista.
Também nesta tarde, Cátia Oliveira, ouro individual na Classe 1/2, e Thais Severo, vice na 3, derrotaram os Estados Unidos por 2 a 0 ficaram com a prata da Classe 1/3. Elas subirão ao pódio com as campeãs mexicanas, para quem perderam na véspera por 2 a 0, em um confronto equilibrado.
No duelo desta quarta, dois jogos duros. A partida de duplas terminou apenas no quinto set: Cátia e Thais venceram Pamela Fontaine/Tara Profitt por 3 a 2 (11/2, 14/16, 6/11, 11/6 e 11/6). Na sequência, Thais garantiu a vitória no confronto ao bater Fontaine por 3 a 1, parciais de 11/6, 6/11, 11/1 e 14/12.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa