Por CBTM
Brasileiro estreará na competição continental juntamente com seu novo clube
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 19/8/2015
A Liga dos Campeões, torneio que reúne os principais clubes da Europa, começa nesta quinta-feira (20) com presença de um brasileiro. O KST Energa-Manekin Torun, da Polônia, que conta com o atleta da seleção Cazuo Matsumoto, abre a competição – que terá 16 equipes - jogando em casa com promessa de bom público.
“Pelo que eu vi, a estrutura do jogo está bem legal. No ano passado já vieram 700 pessoas assistir a um jogo e a média era de 500 pessoas, que é também a expectativa do presidente para esta partida”, contou o brasileiro.
Nesta primeira rodada, o KST Energa-Manekin Torun encara o Eslövs Al Bordtennis, da Suécia, às 13h (de Brasília). Contratado pela equipe para esta temporada, Cazuo valorizou a experiência de atuar em um dos principais campeonatos do mundo.
“Para mim, esse torneio é muito importante. É a primeira vez que o clube vai jogar a Champions League, a minha primeira também. Todas as equipes são muito fortes, então vai ser bom pra começar a temporada já num ritmo forte”, destacou.
Participantes e sistema de jogo
Esta será a 18ª edição da Liga dos Campeões, que terá as seguintes equipes: Fakel Gazprom (RUS), SPG Walter Wels (AUS), FC Saarbrücken (ALE), VS Angers (FRA), UMMC Verkhnaya Pyshma (RUS), GV Hennebont (FRA), Weinviertel Niederösterreich (AUS), Olimpia Unia Grudziadz (POL), Werder Bremen (ALE), AS Pontoise Cergy (FRA), Eslövs Al Bordtennis (SUE), Borussia Düsseldorf (ALE), Bogoria Grodzisk Mazowiecki (POL), Chartres ASTT (FRA), Sten Marketing HB Ostrov (REP), além do Energa-Manekin Torun, de Cazuo Matsumoto.
Os times serão divididos em quatro grupos, que se enfrentam entre si. Os dois primeiros colocados avançam para as quartas de final. A partir daí, os duelos são eliminatórios até a grande decisão – todas as partidas da fase final serão disputadas no sistema de ida e volta.
Duelo pela supremacia
O Royal Villette Charleroi, da Bélgica, é o maior vencedor da Liga dos Campeões, com cinco títulos. A equipe levou de 2001 a 2004 e também em 2007, e era comandada pela lenda Jean-Michel Saive.
Logo depois, com quatro títulos, vem o Borussia Dusseldorf, do alemão Timo Boll, que já havia vencido em 2000 e recentemente sagrou-se tricampeão consecutivamente (2009, 2010 e 2011). Na última final, a equipe teve a oportunidade de igualar o penta do Royal Villette, mas acabou superada pelos russos do Orenburg.
Foi a terceira taça do clube russo, que entrou de vez na briga para ser um dos maiores times da história da Liga dos Campeões. O Orenburg esteve nas decisões das últimas cinco temporadas, e poderia ter empatado com o Borussia se o Pontoise Cergy (FRA), do português Marcos Freitas, não houvesse conquistado o título inédito em 2014.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br