Notícia

Liga Alemã: ‘Revelação’ na última temporada, Gustavo Tsuboi aposta na adaptação para ir mais longe

Por CBTM

21/08/2015 14h34


Mesatenista da seleção brasileira vê equipe se fortalecer e destaca conhecimento dos adversários como arma para crescer ainda mais na elite da Alemanha

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 21/8/2015

Na primeira temporada na Alemanha, Gustavo Tsuboi (52º no ranking mundial) foi eleito a revelação da Liga Alemã - a Bundesliga. O brasileiro foi peça fundamental na equipe do Schwalbe Bergnestaudt, que se manteve na primeira divisão da Bundesliga e ainda lutou pelos playoffs. Mais adaptado, esse ano ele quer ir ainda mais longe.

“Agora estou numa situação um pouco mais confortável, já conheço meus companheiros, o técnico, dirigentes, os adversários, então ter tido essa experiência ano passado é bem válido. Estou familiarizado com horários, viagens, então esse ano claro que a expectativa é de fazer uma temporada melhor”, explicou Gustavo.

Além de se sentir mais em casa, o brasileiro viu a equipe se reforçar: o alemão Ricardo Walther, de 24 anos (93º), que defendeu o Hagen na última temporada, foi contratado. É mais uma prova de que o Schwalbe, assim como Tsuboi, pretende alçar voos mais altos nesta temporada. Completam a equipe os alemães Steffen Mengel (44º) e Benedikt Duda (143º).

“Acredito que estamos com uma equipe mais forte e o objetivo do clube é se classificar para os playoffs. Ano passado foi o primeiro ano do clube na Bundesliga, então para eles também era algo novo, (esse ano) tem tudo pra ser melhor”, resumiu o paulista.

Mesmo com expectativas positivas, Gustavo freia uma possível empolgação, principalmente neste início de temporada. Após a disputa de Jogos Pan-Americanos, onde ele foi protagonista - campeão por equipes e prata no individual -, e um curto descanso no Brasil, Tsuboi preza pela tranquilidade no trabalho diário para entrar no ritmo de competição novamente.

“É um pouco complicado esse início porque tive o Pan no final de julho e só um pouco de tempo para poder descansar e renovar os ares para começar essa nova temporada. Voltei aos treinos há uma semana aqui na Alemanha e antes disso eu estava de férias. Agora é treinar intensivamente para já poder entrar com tudo e começar bem nessa segunda temporada”, afirmou.

Neste domingo (23), às 10h (horário de Brasília), o Schwalbe Bergnestaudt estreia na Bundesliga em casa e tem um grande desafio: encara o vice-campeão alemão, Zugbrücke Grenzau. Os adversários contam com o croata Andrej Gacina (34º), o japonês Masaki Yoshida (33º), o alemão Liang Qiu (327º) e o equatoriano Alberto Mino (212º).

A partida será o início oficial de uma nova caminhada em uma das principais ligas do mundo para Tsuboi e o brasileiro, determinado, reforça o desejo de obter resultados ainda melhores. Na última temporada, ele foi o responsável por vencer a última partida em quatro vitórias, das sete conquistadas pelo time em toda a competição.

“Ano passado acho que foi um desempenho médio pra bom. Até consegui conquistar vitórias importantes para o meu clube contra adversários fortes e renomados aqui, então foi uma temporada boa e nesse ano, lógico, quero fazer melhor”, analisou.  

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?