Por CBTM
Carioca foi o terceiro a ir à mesa neste domingo, enquanto Gustavo Tsuboi não foi escalado
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 23/8/2015
Hugo Calderano (52º no ranking mundial) estreou neste domingo (23) na Liga Alemã. O brasileiro acabou superado por Jonathan Groth (109º), por 3 a 1 (11/7, 11/6, 9/11 e 11/8), mas sua equipe, o Liebherr Ochsenhausen venceu o confronto diante do RhönSprudel Fulda-Maberzell, por 3 partidas a 1.
Hugo foi à mesa no terceiro duelo, quando seus companheiros Simon Gauzy (36º) e Liam Pitchford (47º) já haviam vencido as duas primeiras partidas. Após sair atrás, reagir e vencer o terceiro set, Calderano disputou o quarto set ponto a ponto, até Groth garantir a vitória na reta final.
Na sequência, o francês Simon Gauzy retornou à mesa e bateu o alemão Ruwen Filus, empatado com ele na 36ª posição do ranking mundial, por 3 a 1 – parciais de 11/9, 11/4, 12/14 e 11/7 -, dando números finais ao confronto entre os clubes.
O Ochsenhausen esteve próximo da classificação para os playoffs na última temporada, quando terminou a Bundesliga na quinta colocação – uma abaixo do grupo que avançou para as semifinais. Para este ano, o polonês Jakub Dyjas, amigo de Calderano, se juntou à equipe.
LEIA MAIS: Com “reforço amigo”, Hugo Calderano projeta grande temporada na Alemanha
O time de Gustavo Tsuboi, Schwalbe Bergnestaudt, também estreou neste domingo, mas o brasileiro não foi escalado para a partida. Em casa, eles venceram o Zugbrücke Grenzau por 3 partidas a 1.
Steffen Mengel (44º) começou vencendo Masaki Yoshida (33º). Logo depois, Ricardo Walther (93º) caiu para o croata Andrej Gacina (34º) por 3 a 0, mas o alemão Benedikt Duda (146º) pôs novamente a equipe na frente ao bater Liang Qiu (327º) por 3 a 0. Assim, coube a Mengel fechar o confronto – e ele superou Gacina por 3 a 1.
Após os resultados da primeira rodada, o Schwalbe ficou na quarta posição da tabela, seguido justamente pelo Ochsenhausen. As equipes dos brasileiros voltam à mesa pela Liga Alemã somente no dia 13 de setembro (domingo), ambas às 10h. O Ochsenhausen recebe o Saarbrücken, enquanto o Schwalbe visita o RhönSprudel Fulda-Maberzell.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br