Por CBTM
Diogo Silva e Gustavo Gerstmann, atuais campeões brasileiros, são dois dos destaques
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 24/8/2015
Começa nesta terça-feira (25) o Campeonato Sul-Americano Sub-11 e Sub-13, que será realizado na capital do Peru, Lima. A seleção brasileira será representada por Beatriz Kimoto, Lívia Lima, Juliana Shintate, Karin Tsumura, Diogo Silva, Daniel Godoy, André Murchie e Filipe Miua no mirim, e Gustavo Gerstmann, Elifas Soares, Felipe Ikeda e Maria Eduarda Magagnin no pré-mirim.
Dois técnicos acompanham os jovens: Jorge Fanck, membro do programa Fast Track, da CBTM, para formação de treinadores de alto nível, que está indo para sua primeira competição com a seleção brasileira; e Guilherme Simões, que já trabalha com as categorias de base e esteve nas recentes participações vitoriosas no Sul-Americano e Latino-Americano infantil e juvenil.
“Acredito que o nosso sub-13 masculino vem forte na competição, tem o Diogo (Silva), que é um menino muito bom e tem experiência, já viajou bastante, também o Daniel (Godoy), que já foi para alguns sul-americanos e também tem experiência”, avaliou Simões, antes de falar sobre as meninas.
“No feminino, a Beatriz Kimoto é a atual campeã sul-americana e a Lívia também é boa jogadora, mas está indo para sua primeira competição internacional”, lembrou Guilherme, buscando conter as expectativas.
Assim como Lívia, outros atletas estão saindo do país pela primeira vez, o que requer paciência e muita observação dos adversários, na maioria das vezes desconhecidos nesses casos. Além disso, a pouca idade da delegação exige que pontos específicos sejam trabalhados, como a parte mental, para que a técnica sobressaia.
“A gente procura deixar eles tranquilos, sem pressionar. Se eles jogarem o que estão acostumados a jogar no Brasil, têm tudo pra ir bem. Nós temos uma certa tradição na competição, mas o sub-11 dos outros países é bom e experiente”, apontou Simões, que costuma estar presente também em etapas do Circuito Mundial e outras competições, e por isso conhece diversos atletas.
Em âmbito nacional, vários mesatenistas da delegação que está em Lima já obtiveram bons resultados na temporada. No Campeonato Brasileiro 2015, Diogo Silva foi campeão mirim com André Murchie prata; Gustavo Gerstmann foi campeão pré-mirim, enquanto Elifas Soares foi bronze; Beatriz Kimoto foi campeã mirim e levou a prata no infantil.
Diogo e Gustavo fazem parte do programa Diamantes do Futuro, da CBTM, para detecção e formação de jogadores de alto nível desde as categorias inferiores. Em janeiro, eles foram à China em intercâmbio promovido pela CBTM, acompanhados do consultor internacional Ricardo Faria, técnico português.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br