Por CBTM
Etapa do Circuito Mundial começa nesta quinta-feira com torneios individuais Adulto e Sub-21
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 24/8/2015
A seleção brasileira estará quase completa no Aberto da República Tcheca, etapa do Circuito Mundial 2015. Hugo Calderano, Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto e Thiago Monteiro estarão em Olomouc, assim como Lin Gui e Caroline Kumahara. Ainda competirão os brasileiros Humberto Manhani, Eric Jouti e Vitor Ishiy – e quase todos conheceram seus adversários na noite desta segunda-feira (24).
Pela fase de qualifying do individual, todos os jogadores brasileiros estreiam nesta quarta-feira (26), exceto Gustavo Tsuboi, que avançou direto para a chave principal. Hugo Calderano (52º no ranking mundial) está no grupo 12, ao lado do romeno Hunor Szocs (193º) e do húngaro Nandor Ecseki. A primeira partida é contra Ecseki, às 13h40 (horário de Brasília).
Thiago Monteiro (135º) está no grupo 34, com Aleksandar Karakasevic (113º), da Sérvia, e Timur Kelbuganov, do Cazaquistão. A primeira partida será diante do cazque Kelbuganov, às 8h45.
Já Cazuo Matsumoto faz parte do grupo 35, com Cheng-Ting Liao (138º), de Taipei, e do romeno Alexandru Manole (509º). Ele encera Manole no primeiro confronto do grupo, às 15h10.
No grupo 11, ainda pelo qualifying, Vitor Ishiy decide sua classificação logo no dia de estreia –primeiro ele enfrenta o tcheco Tomas Tregler (198º), às 7h15, depois encara o eslovaco Yang Wang (77º), às 15h40.
Humberto Manhani (293º) também define a ida para a chave principal ou a eliminação na quinta-feira. Ele está no grupo 13, joga primeiro com o local Michal Obeslo, às 8h, e depois enfrenta Jon Persson (82º), da Suécia, às 14h25.
No grupo 20, Eric Jouti (368º) está na mesma situação dos dois supracitados. Ele terá pela frente Mehdi Bouloussa (166º), da França, na estreia, às 8h, e posteriormente o alemão Ricardo Walther (93º), companheiro de Tsuboi no Schwalbe Bergnestaudt, às 14h25.
No feminino, Caroline Kumahara (146ª) está no grupo 13 do qualifying com a japonesa Miyu Kato (67ª) e a ucraniana Ievgeniia Vasylieva, contra quem ela estreia às 5h45. A vice-campeã pan-americana Lin Gui (127ª) compõe o grupo 19, onde estreia diante da local Karolina Mynarova (323ª), às 5h45, e ainda terá pela frente a francesa Carole Grundisch (77ª).
Sub-21 também estreia nesta quinta, enquanto duplas começam a jogar no dia seguinte
Caroline Kumahara (51ª no ranking mundial Sub-21) e Eric Jouti (122º) são os representantes brasileiros nos torneios Sub-21. Ambos estão no qualifying – ela no grupo 7, com a coreana Yujin Lee e a eslovena Tamara Pavcnik (409ª), ele no grupo 9, com o húngaro Adam Szudi (84º) e Supanut Wisutmaythangkoon, da Tailândia. Jouti estreia às 4h25, contra Supanut, enquanto Kumahara joga às 10h15, diante de Pavcnik, ambos na quinta-feira.
Nos torneios de duplas, Cazuo Matsumoto e Thiago Monteiro, que no Mundial, em abril, igualaram o melhor resultado brasileiro em 61 anos, estão na fase de 32 avos de final e aguardam os vencedores do confronto entre os cazaques Kirill Gerassimenko/ Denis Zholudev e Konrad Kulpa/Patrik Zatowkam, da Polônia.
Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi, que fizeram história no Aberto do Kuwait ao conseguir uma medalha de prata inédita para as Américas, também já estão nos 32 avos de final. Eles encaram quem vencer do duelo entre Jesus Cantero/Marc Duran, da Espanha, e os japoneses Yuto Muramatsu/Masato Shiono.
Vitor Ishiy e Eric Jouti formam a terceira parceria brasileira e estreiam pela fase de 64 avos de final contra os sérvios Marko Jevtovic/Zsolt Peto, às 11h30 desta sexta-feira (27). Caso avancem, enfrentam a dupla vencedora do confronto entre os alemães Patrick Baum/Patrick Franziska e Benedek Olah/Marton Szita, de Finlândia e Hungria, respectivamente.
No feminino, Lin Gui e Caroline Kumahara começam sua campanha nas duplas na fase 64 avos de final, contra as italianas Giorgia Piccolin e Debora Vivarelli, às 12h40, também na sexta. Se vencerem, as brasileiras terão pela frente as tailandesas Nanthana Komwong e Suthasini Sawettabut.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br