Notícia

Lá Fora: Aberto da República Tcheca termina com ‘revanche’ no individual e zebra nas duplas

Por CBTM

31/08/2015 16h34


Paralelamente, Coreia recebeu etapa do Circuito Mundial juvenil

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) –31/8/2015

Neste domingo (30), terminou o Aberto da República Tcheca, realizado na cidade de Olomouc – etapa do Circuito Mundial 2015. Ambas as decisões do individual carregavam consigo histórias passadas, enquanto o torneio de duplas masculino teve uma das maiores zebras da temporada.

Na final masculina, Chun Ting Wong (18º colocado no ranking mundial), de Hong Kong, venceu o japonês Maharu Yoshimura (20º), por 4 a 2, parciais de 11/3, 13/15, 7/11, 11/9, 11/9 e 11/8. O português Marcos Freitas (10º) e o francês Simon Gauzy (36º), companheiro de Hugo Calderano no Liebherr Ochsenhausen, da Alemanha, ficaram com a medalha de bronze.

A decisão foi uma revanche da final do Aberto da Espanha, em março, quando Wong havia sido derrotado por Yoshimura.

“Quando eu o enfrentei na Espanha, tive muita dificuldade para devolver o saque, o que também aconteceu aqui, no início do jogo. Mas, gradualmente, eu achei algumas respostas”, declarou o campeão.

Entre as mulheres, a japonesa Ai Fukuhara (6ª no ranking mundial) se recuperou do revés no Aberto da Bulgária, há uma semana, e conquistou o título diante de Jihee Jeon (21ª), da Coreia – vitória por 4 a 0 na final (11/7, 14/12, 13/11 e 11/8). Yana Tie (32ª), de Hong Kong, e a alemã Ying Han (12ª), terminaram na terceira posição.  

Até a decisão, a vice-campeã Jeon havia vencido todas as partidas da competição por 4 a 0, e por isso Fukuhara impôs um forte ritmo desde o início, que a permitiu vencer em sets diretos.

“Hoje foi lutar, lutar e lutar. Eu realmente tentei manter um bom espírito, pensar positivamente e me impor na partida, não ser passiva”, explicou a japonesa.

Surpresa na final, parceria sueca leva título das duplas com atuação impecável

No torneio masculino de duplas, Par Gerell e Jon Persson, da Suécia, derrubaram os favoritos Jun Youngsik e Kim Minseok, da Coreia, por 3 a 0 – parciais de 11/7, 11/6 e 11/7. Tang Peng/Wong Chun Ting, de Hong Kong, e os alemães Patrick Baum/Patrick Franziska ficaram na terceira colocação.

A parceria campeã teve de passar pelo qualifying e eliminou os brasileiro Hugo Calderano e Gustavo Tsuboi nas quartas de final, enquanto os coreanos eram os líderes do ranking da competição e os atuais primeiros colocados do Circuito Mundial. Foi a segunda vez que a dupla sueca disputou uma competição.

“Eu acho que nunca joguei duplas tão bem quanto hoje, nunca. Tudo foi ótimo, sacamos bem, recebemos bem, estávamos confiantes no rallys. Eu acho que eles estavam nervosos, eles simplesmente não conseguiram jogar hoje”, declarou Par Gerell.

No feminino, as coreanas Jeon Jihee e Yang Haeun bateram Doo Hoi Kem/Tie Yana, de Hong Kong, por 3 a 1 (6/11, 11/7, 11/8 e 11/5), para ficar com o título. As parcerias que terminaram em terceiro lugar foram formadas pela holandesa Jie Li e pela polonesa Qian Li; e pela austríaca Jia Liu e a tcheca Iveta Vacenovska.

No torneio sub-21 masculino, o japonês Yuya Oshima derrotou o sueco Anton Kallberg, por 3 a 2 (9/11, 9/11, 11/9, 11/6 e 11/5) e foi o campeão. Lee Chia-Sheng, de Taipei, e o polonês Jakub Dyjas, ficaram com a medalha de bronze.

Entre as mulheres, o título ficou com Ye Lin, de Cingapura, que derrotou a coreana Hyojoo Choi na final, por 3 a 2 (12/14, 11/8, 11/8, 6/11 e 14/12). A japonesa Hina Hayata e Suthasini Sawettabut, da Tailândia, terminaram em terceiro lugar.

Com atletas nos pódios da República Tcheca, Coreia recebeu etapa do Circuito Mundial juvenil

No torneio juvenil masculino, o coreano Seungmin Cho foi o campeão após vencer o compatriota Jeongwoo Park por 4 a 2 (11/4, 11/8, 5/11, 11/5, 7/11 e 11/9). Takuto Izumo (JAP) e Jaehyun An (COR) conquistaram o bronze.

No feminino, novamente o ouro ficou com atletas locais. Jiho Kim bateu Yeongeun Na por 4 a 0 (11/6, 12/10, 11/7 e 11/3) na decisão. As japonesas Miyu Nagasaki e Rira Ishikawa acabaram na terceira colocação.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?