Notícia

Jogos Escolares da Juventude começam nesta quinta-feira, em Fortaleza

Por CBTM

01/09/2015 15h42


Evento reunirá cerca de quatro mil atletas em oito modalidades, incluindo o tênis de mesa

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) –1/9/2015

Começam nesta quinta-feira (3), em Fortaleza (CE), os Jogos Escolares da Juventude, maior competição estudantil do Brasil, que completa 10 anos em 2015 - etapa de 12 a 14 anos. Ao todo, oito modalidades, incluindo o tênis de mesa, serão disputadas na capital cearense, em evento que segue até o dia 12 de setembro.

Cada estado pôde inscrever até quatro mesatenistas (dois meninos e duas meninas) para disputarem as quatro categorias: individual, equipes, duplas e duplas mistas. Na fase classificatória, os jogos são realizados em melhor de três sets. A partir das oitavas de final, até a final, passam a ser melhor de cinco sets, nas competições por equipes e nas individuais. As partidas começam na sexta (4).

Paralelamente às competições, os jovens atletas tem à sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximá-los dos valores olímpicos e do exemplo positivo da prática esportiva.

Além do tênis de mesa, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, xadrez, basquete e futsal serão disputados em Fortaleza. O evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.

Em 2014, os campeões dos torneios individuais dos Jogos Escolares foram Martina Kohatsu e Gabriel Penha, que venceram Alexia Nakashima e Paulo Luz nas finais, respectivamente. Martina foi campeã latino-americana por equipes e vice nas duplas mistas em julho deste ano, já Gabriel foi bronze por equipes no Aberto  do Chile juvenil, na última semana.

A competição já revelou vários atletas para o alto rendimento, como o mesatenista Hugo Calderano, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim (2014), a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Na delegação brasileira que disputou os Jogos Olímpicos Londres 2012, nada menos do que 17 atletas do Time Brasil já haviam passado pela competição estudantil.

Em Nanquim, o Brasil foi representado por 97 atletas. Deste total, entre as modalidades que integram o programa dos Jogos, nada menos que 72% dos atletas também passaram pelos Jogos Escolares da Juventude – além de Calderano, Matheus Santana, Luiz Altamir, Giovanna Diamante, Natalia de Luccas (natação) e Duda Lisboa (vôlei de praia).

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?