Por CBTM
Contratada pelo atual vice-campeão europeu, brasileira está prestes a completar um mês na Áustria
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) –1/9/2015
Há três semanas, Lin Gui embarcava rumo à sua primeira experiência Europeia: defender o vice-campeão europeu de clubes, o Linz (AUT). Nesta quarta (2), ela começa a disputar a etapa de Wels, na Áustria, do Circuito Mundial, e experimentará a primeira competição em sua nova casa, com direito a torcida e volta para casa em meia hora.
“Essa proximidade nunca acontece com quem vem do Brasil. Sempre precisamos viajar mais de 10 horas para chegar ao local de competição. Mas nesse torneio o pessoal do clube também vai assistir, então estou sentindo que tenho um apoio especial” disse a brasileira.
O Aberto da Áustria, que terá a presença de técnico e presidente do Linz, será o segundo desafio da brasileira antes de começar a temporada pelo seu clube – antes, Lin Gui jogou o o Aberto da República Tcheca e aprovou a experiência, mesmo sem atingir os seus objetivos (ela acabou eliminada na fase de grupos do torneio individual).
“Acho que em geral foi positivo, mas é como sempre falei: nesses torneios fortes, jogar normal não é suficiente pra vencer cada jogo. Temos que nos superar, sempre buscando o nosso melhor nível”, explicou Lin, que também espera crescer após o próximo torneio.
“Acho que será positivo. Com cada jogo aprendemos alguma coisa e isso vai se aperfeiçoando cada dia mais, com o objetivo de chegar melhor na próxima competição”, projetou.
Com pouco tempo para curtir o novo espaço, Lin Gui já conseguiu começar a praticar uma de suas novas tarefas diárias: cozinhar.
“Moro sozinha num aparamento pequeno, mas para mim é suficiente, num bairro residencial, muito tranquilo. Virei dona de casa agora, além de treinar e estudar, estou começando a cozinhar, outro dia fiz um Strogonopff top (risos)”, contou a mesatenista.
E quem acha que as baixas temperaturas da Áustria podem ser um dos grandes desafios da brasileira em Linz está totalmente enganado – pelo menos no verão, ressalta Lin.
“Sempre passei frio na Europa, mas dessa vez me surpreendi. O verão daqui é tão quente quanto o do Brasil, estou sofrendo com o calor daqui, porque treinamos em um ginásio sem ar-condicionado e às vezes chega até 38 graus na rua, dentro do ginásio nem imagino”, destacou Gui, que não vê muita diferença em termos climáticos.
Além de Lin Gui, outros oito brasileiros disputam o Aberto da Áustria
A “local” Gui estreará em Wels nesta quarta-feira, assim como outros cinco brasileiros – Hugo Calderano (52º colocado no ranking mundial) e Gustavo Tsuboi (52º) já começam na chave principal. Pelo qualifying, Lin Gui (127ª) está no grupo 28 e sua primeira partida é contra a indiana Reeth Tennison às 5h45. Na sequência, ela decide sua classificação diante da japonesa Saki Tashiro (112ª), às 9h.
A outra representante brasileira no feminino, Caroline Kumahara (146ª), começa enfrentando Jessica Zlatilova (579ª), às 5h45, pelo grupo 24. Posteriormente, ela terá pela frente a tcheca Hana Matelova (103ª), às 9h.
No masculino, Eric Jouti (368º no ranking mundial) está no grupo 3, com Grigory Vlasov, da Rússia, (64º) e Samuel Novota, da Eslováquia, contra quem ele estreará às 6h30. Às 11h, Jouti encara Vlasov. Pelo grupo 6, Humberto Manhani (293º) enfrenta o húngaro Marton Szita (373º), às 5h30, e o sueco Kristian Karlsson (69º), às 11h. Vitor Ishiy está no grupo 9 e lutará pela classificação primeiro contra o austríaco Simon Pfeffer (400º), às 6h30, e na sequência diante do italiano Mihai Bobocica (74º), às 11h.
Os outros dois membros da seleção brasileira permanente, além de Calderano e Tsuboi, também iniciam sua participação no qualifying. Cazuo Matsumoto (116º), no grupo 33, encara o eslovaco Peter Sereda (194º), às 6h45, e Abdourazack Farah, de Djibuti, às 11h45. Pelo grupo 45, Thiago Monteiro (135º) enfrenta o francês Tristan Flore (160º), às 7h30, e depois, às 12h30, o austríaco Dominique Plattner.
Presença brasileira também no torneio sub-21
Os três brasileiros que participarão dos torneios sub-21 também estreiam nesta quarta-feira. No feminino, Caroline Kumahara está no grupo 2 do qualifying. A espanhola Laura Ramirez (417ª) será sua primeira adversária, às 5h30. Na quinta-feira, Carol mede forças com a chilena Katherine Low (382ª), às 11h.
Entre os homens, Vitor Ishiy está no grupo 7 e terá pela frente Abdourazack Farah, de Djibuti, às 5h - Alessandro Baciocchi (ITA) será o rival no dia seguinte, às 10h30. Já Eric Jouti está no grupo 14 e terá três partidas pelo qualifying: nesta quarta, o austríaco David Vorcnik, às 5h; na quinta, o russo Sadi Ismailov (369º), às 10h30 e o tcheco Tomas Malek, às 13h45.
Para os atletas que disputam os torneios adultos e sub-21, pode haver pequenas acomodações de horários de jogos. Os torneios de duplas começam nesta quinta-feira (3), com quatro parcerias brasileiras: Hugo Calderano/Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto/Thiago Monteiro, Vitor Ishiy/Eric Jouti e Lin Gui/Caroline Kumahara.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br