Notícia

Com seis títulos na bagagem, Jorge Fanck e Guilherme Simões exaltam participação brasileira no Sul-Americano mirim

Por CBTM

02/09/2015 13h55


Jovens mesatenistas dominaram a categoria mirim e quatro se garantiram no Latino-Americano da categoria, em Cuba

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) –2/9/2015

A seleção brasileira brilhou na disputa do Campeonato Sul-Americano mirim e pré-mirim, no Peru, que terminou no último sábado (29). Após as dez medalhas - seis ouros, duas pratas e dois bronzes -, os técnicos Jorge Fanck e Guilherme Simões exaltaram o desempenho dos jovens mesatenistas e a estrutura da competição.

Os primeiros torneios a serem disputados em Lima foram por equipes. Campeão mirim no masculino – com Diogo Silva, Daniel Godoi, Felipe Miua e André Murchie – e no feminino, com Beatriz Komoto, Livia Lima, Juliana Shintate e Karin Tsumura, era o começo da caminhada de sucesso do Brasil no Sul-Americano.

“Os meninos demonstraram que estão em um nível muito alto e conseguiram vencer todos os seus jogos sem perder nenhuma partida. As meninas enfrentaram um pouco mais de dificuldade, mas a força da equipe, tendo quatro boas atletas, pesou nas horas decisivas e conseguimos sair com o título”, afirmou Jorge Fanck.

LEIA MAIS: Jorge Fanck, participante do programa Fast Track, festeja estreia como técnico da seleção no Sul-Americano mirim

Na sequência, as duplas brasileiras fizeram bonito novamente na categoria mirim: campeões no masculino e no feminino, Diogo, Daniel, Livia e Beatriz fizeram a dobradinha na final das duplas mistas, com vitória de Daniel Godoi e Livia Lima.

Nos últimos dois dias de competição, destinados aos torneios individuais, houve mais talento brasileiro sobressaindo em solo peruano: foram quatro medalhas, sendo ouro, prata e bronze no mirim masculino.

“Tivemos vários atletas jogando muito bem. O Diogo demonstrou que, além de estar com uma técnica muito desenvolvida, está com uma ótima leitura de jogo. Isso possibilitou que ele sempre tomasse as decisões certas nos momentos mais importantes dos jogos”, analisou o treinador, sobre o campeão do torneio mirim.

Na decisão, Diogo encarou Felipe Miua. O paulista teve um caminho difícil até a final, mas conseguiu superar todos os desafios e deixou a comissão técnica orgulhosa.

“O Felipe Miua também foi muito bem. No primeiro jogo eliminatório, ele estava perdendo para o Matías Guadalupe, da Argentina, por 3 sets a 1, e conseguiu conquistar uma bela vitória de virada, por 4 a 3. Nas oitavas, ele enfrentou o melhor atleta da Venezuela, Angelo Millan, um dos cabeças de chave da competicão.Com muita concentração e focado na estratégia, venceu por 4 sets a 0. Essas duas vitórias deram muita confiança para o Felipe, que depois venceu o Daniel Godoi nas quartas e o André Murchie na semifinal”, lembrou o Fanck.

Entre as meninas, Beatriz Kimoto conquistou o bronze, e sua parceira nas duplas, Livia Lima, também foi alvo de elogios.

“A Lívia Lima teve uma ótima participação, mas acabou sendo eliminada pela peruana Alessandra Cisneros, cabeça de chave número um do torneio, nas quartas de final. Ela chegou a estar vencendo a partida por 3 sets a 2”, apontou o técnico.

Se a categoria mirim voltou com as malas recheadas de medalhas, o pré-mirim atingiu um de seus objetivos: dar experiência aos jovens atletas Gustavo Gerstman, Felipe Ikeda e Elifas Soares.

“De um modo geral, tivemos boas atuações. Gustavo Gerstman realizou belos jogos e tinha chances de título, mas infelizmente pegou um adversário difícil e acabou sendo eliminado nas oitavas de final pelo campeão do torneio e atleta número 1 do Peru, Carlos Fernandéz, em uma partida muito disputada, por 4 a 2”, destacou Jorge Fanck.

Guilherme Simões, presente em diversos torneios de base com a seleção brasileira, fez questão de ressaltar a ótima estrutura montada em Lima. Em razão da idade dos atletas, o cuidado com todas as questões fora da mesa é muito importante para garantir o foco – que resultará em um melhor desempenho.

“É importante falar da excelente organização do evento. Foram oito mesas para a competição e 16 mesas de aquecimento, nove monitores espalhados pelo ginásio mostrando placares de todas as mesas, transmissão de jogos online. Em termos de acomodação, o hotel era dentro do complexo esportivo de alto rendimento e o ginásio ficava a poucos passos de distância, a comida era excelente. Essa organização poucas vezes se viu antes em torneios da América do Sul”, finalizou Simões.

O próximo compromisso internacional das duas categorias será o Campeonato Latino-Americano mirim e pré-mirim, de 30 de setembro a 4 de outubro, em Havana, Cuba. Estão garantidos na competição: Diogo Silva, Felipe Miua, André Murchie e Beatriz Kimoto.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?