Notícia

Comunidade quilombola terá Clubinho Escola de Tênis de Mesa, no Amapá

Por CBTM

16/09/2015 18h31


Iniciativa visa integrar cultura e esporte e é realizada pela parceria entre FTMA e Escola Estadual José Bonifácio

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 16/09/2015

Por iniciativa da Federação de Tênis de Mesa do Amapá (FTMA), foi realizada, no início de setembro, uma detecção de talentos na Escola Estadual José Bonifácio, localizada na Vila Curiaú, comunidade quilombola a 15 quilômetros de Macapá (AP). Foi a primeira semente do Clubinho Escola de Tênis de Mesa.

O projeto é da FTMA que tem como objetivo massificar a modalidade no universo estudantil, celeiro natural dos futuros talentos. A proposta é dar oportunidade a jovens na faixa de 9 a 15 anos de idade, com treinamentos de tênis de mesa sistematizados e equipamentos de qualidade, que proporcionem a evolução técnica dos alunos e – possivelmente – futuros atletas.

Além disso, há um trabalho de capacitação gratuito com os professores de educação física das escolas e um acompanhamento semanal, para checar a evolução dos treinamentos, responsabilidades dos técnicos Marcos Ubaiara e Eduardo Almeida, que possuem diploma da ITTF nível II e I, respectivamente. O projeto acontece em parceria com o Programa Federal "Mais Educação", cujos recursos são empregados na aquisição dos equipamentos e na remuneração dos monitores indicados pela Federação.

Nesta primeira atividade, participaram do processo de detecção 45 alunos regularmente matriculados na escola - sendo 30 meninos e 15 meninas -, um quantitativo surpreendente, considerando que este foi o primeiro contato da instituição com a modalidade.

Durante o evento, ocorreu uma apresentação folclórica do grupo de batuque e Marabaixo – música típica do Amapá, relacionada às festividades de santos católicos - da própria escola. Um fato chamou a atenção de todos os presentes: uma menina de 13 anos, que tocava caixa (instrumento de percussão), em dado momento passou a utilizar as raquetes de tênis de mesa, demonstrando a total aceitação da modalidade pela comunidade do Curiaú.

O lançamento oficial do clubinho será na próxima sexta-feira (18), quando a comunidade prometeu uma festa ainda maior, com a apresentação dos futuros atletas, primeiros quilombolas do Brasil a formarem um Clubinho Escola de Tênis de Mesa. Para reforçar a identidade entre mesatenistas e comunidade, o escudo do clube foi criado por um aluno do 4º ano.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?