Por CBTM
Treinador da seleção brasileira destacou os pontos positivos das participações de Gustavo Tsuboi, Cazuo Matsumoto e Eric Jouti
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) –2/10/2015
A disputa da Copa Latina, em Jundiaí (SP), na última semana, trouxe mais do que grandes jogos para o público presente – representou também a possibilidade dos jogadores brasileiros enfrentarem adversários de alto nível e reforçarem, em casa, a evolução do país na modalidade, segundo aponta o técnico Jean-René Mounie.
“Acho que o torneio foi muito positivo. Os atletas tiveram vários bons desempenhos, principalmente na vitória de Cazuo sobre He Zhi Wen, Jouti sobre Enzo Angles e no título de Tsuboi”, resumiu o francês, antes de uma análise mais aprofundada.
Antes de conquistar a taça da Copa Latina na final contra Cazuo Matsumoto (123º colocado no ranking mundial), Gustavo Tsuboi (62º) superou o português Enio Mendes e Eric Jouti, ambos por 4 a 3. Confiante no potencial que o paulista ainda tem para explorar, Mounie elogiou o espírito de luta e o crescimento técnico do vencedor da competição.
“Parabéns para ele, ser campeão é o mais importante. Venceu porque nunca desistiu, mas hoje em dia ele não precisa mais provar que tem essa capacidade. O que eu espero dele cada vez mais é a evolução do jogo, com mudanças de trajetória da bola, boas escolhas nas recepções, entre outras coisas”, afirmou o técnico, que também valorizou o nível das partidas.
“A conquista vai aumentar ainda mais a confiança dele e teremos exemplos concretos para trabalhar e evoluir vários pontos do jogo dele”, concluiu.
O outro finalista, Cazuo Matsumoto, também foi alvo de elogios por parte do treinador. Na semifinal, ele superou o espanhol He Zhiwen (87º) por 4 a 3 (8/11, 11/9, 7/11, 2/11, 11/8, 11/9 e 11/8) para o delírio da torcida presente.
“Cazuo voltou a ganhar de um jogador top 100 do ranking mundial. Gostei de ver o quanto ele lutou e acho que, taticamente, ele jogou muito bem não só contra o He Zhi Wen, mas também contra o Le Bretton. Estou muito satisfeito”, afirmou Mounie.
Eric Jouti (296º), que havia conquistado o título individual do Aberto da Argentina dias antes do torneio e foi medalhista de prata na última edição da Copa Latina, em Piracicaba (SP), voltou a ter boas atuações.
Nas quartas de final, bateu o francês Enzo Angles (195º) por 4 a 0 – parciais de 13/11, 17/15, 11/5 e 11/7. Diante de Tsuboi na semifinal, empatou o jogo em 3 a 3 após perder os três primeiros sets e foi superado no fim por 4 a 3 (13/11, 11/9, 11/5, 11/13, 5/11, 5/11 e 11/8).
“O Jouti confirmou a evolução dele. Seu nível melhorou bastante, mas a coisa mais importante é a forma diferente de jogar. Ele está mais ativo, colocando mais pressão sobre o adversário. Tem que continuar assim”, elogiou Jean-René.
A próxima edição da Copa Latina já está marcada: acontecerá paralelamente ao Campeonato Brasileiro Sanei de Verão, em Lauro de Freitas (BA). Eric Jouti e Gustavo Tsuboi já estão confirmados, além de Thiago Monteiro, campeão do Aberto do Chile, e Vitor Ishiy, atual campeão brasileiro.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br