Notícia

Copa do Mundo: Na Suécia, Gustavo Tsuboi pode voltar a igualar Claudio Kano

Por CBTM

14/10/2015 21h02


Paulista foi o nono colocado em sua estreia, mesmo resultado da lenda. Em 2015, poderá ir ainda mais longe

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 14/10/2015

Gustavo Tsuboi, o representante brasileiro na Copa do Mundo masculina, que começa nesta sexta-feira (16), em Halmstad (Suécia), terá todos os elementos para buscar uma marca que já dura 16 anos e ostenta o nome de uma lenda do tênis de mesa brasileiro: Claudio Kano.

Claudio – que faleceu dias antes de embarcar para os Jogos Olímpicos de 1996, devido a um acidente automobilístico – atingiu sua melhor marca em Copas do Mundo em 1989: sexto lugar em Nairóbi, capital do Quênia, na terceira vez que Kano representava o Brasil na competição.

Em 2015, Tsuboi está indo para sua segunda Copa do Mundo com um currículo breve, mas invejável: na estreia, em 2011, terminou em nono lugar, colocação que não se repetia desde 1990, com o mesmo Kano. Resultado que nem mesmo outra lenda, Hugo Hoyama, que jogou o torneio em oito oportunidades, conseguiu atingir.

Aos 30 anos, Gustavo Tsuboi já tem a experiência de anos representando a seleção em eventos internacionais. Agora, essa bagagem também inclui atuações na mais forte liga europeia. O paulista está em sua segunda temporada pelo Schwalbe Bergneustadt, da Alemanha, e não só ajudou o clube estreante a se manter na primeira divisão da Liga nacional em 2014/2015, como foi eleito a revelação da poderosa Bundesliga.

Só este ano, com a camisa verde e amarela, Tsuboi foi um dos destaques dos Jogos Pan-Americanos de Toronto - onde foi campeão por equipes e medalhista de prata no individual, numa vitória apertada por 4 a 3 de Hugo Calderano -, campeão da Copa Latino-Americana, que o classificou para a Copa do Mundo, e da Copa Latina, ambas sobre Cazuo Matsumoto.

Ao lado justamente de Calderano, Tsuboi conquistou um resultado histórico no Catar: medalha de prata no Aberto de Doha, etapa da série Super, a mais importante do Circuito Mundial, que representou o melhor resultado das Américas neste tipo de torneio.

Melhor brasileiro no ranking mundial, Tsuboi ocupa atualmente a 65ª posição e também detém a melhor colocação de um brasileiro na história: 33º, em novembro do ano passado. Em Halmstad, a torcida brasileira pode ter esperança de que Gustavo buscará outro grande resultado.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?