Por CBTM
Santista está tendo primeira experiência europeia antes do Desafio Mundial de Cadetes, no Egito
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 17/10/2015
Há quase uma semana na Áustria, onde faz intercâmbio na Academia Werner Schlager, Guilherme Teodoro se prepara para o Desafio Mundial de Cadetes, no Egito, seguindo os passos de outro jovem, mas que já virou realidade no tênis de mesa mundial: Hugo Calderano.
Campeão latino-americano infantil, o santista conquistou o direito de disputar o título mundial da categoria e de quebra garantiu sua primeira experiência na Europa – justamente no local onde Calderano também deu seus primeiros passos fora do país.
“Foi uma experiência muito importante na minha carreira, minha segunda viagem internacional. Me ajudou a descobrir coisas da cultura do tênis de mesa fora do Brasil e acho que é importante para qualquer mesatenista que deseja se tornar um campeão”, lembrou Calderano.
Com Teodoro essa expansão de horizontes não está sendo diferente. O brasileiro “compartilha” o local de treino com os campeões europeus por equipes, Robert Gardos (26º colocado no ranking mundial), Stefan Fegerl (42º) e Daniel Habesohn (54º). Fegerl ainda levou o título de duplas (com João Monteiro), quando enfrentou os compatriotas na final.
“O que mais me chamou a atenção aqui foi a rapidez do jogo, um jogo muito ativo, bloqueio muito ativo, jogo muito em cima da mesa mesmo. Tenho tentado trabalhar justamente isso, atacar mais rápido e ficar ativo no jogo”, destacou Teodoro.
Na Academia, existem três grupos de treino, que são divididos de acordo com o nível técnico dos jogadores. Teodoro está treinando no segundo destes grupos e por isso tem tudo para chegar afiado na disputa no Egito.
“O primeiro é muito forte, não teria como ele treinar, mas no segundo grupo ele está conseguindo treinar com atletas de alto nível, o que faz a preparação dele aqui estar sendo ótima. Ele está recebendo atenção e não tenho do que reclamar”, afirmou o técnico Guilherme Simões.
Se o aprimoramento na mesa está avançando, é às custas de muito trabalho, conforme observa o próprio mesatenista. Aos 15 anos, ele não quer saber de outra coisa.
“Aqui o treino não para, toda hora estou fazendo alguma coisa, fazendo físico, por isso estou achando muito bom. O meu objetivo é me manter focado nessa rotina de treinos aqui na Europa para depois conquistar alguma coisa boa”, projetou.
Se depender deste intercâmbio, Guilherme Teodoro pode ter esperanças - a trajetória meteórica de Hugo Calderano após a mesma experiência fala por si só. E o atual campeão pan-americano fez questão de desejar boa sorte ao jovem talento.
“Queria aproveitar para desejar boa sorte ao Guilherme tanto nos treinos lá na Academia quanto no Desafio Mundial de Cadetes”, finalizou Hugo.
A nova experiência, somada aos grandes resultados já conquistados até aqui, levam a crer que a sorte será apenas a cereja do bolo para Teodoro – promessa de uma bela carreira pela frente.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br