Notícia

Copa Latina: Gustavo Tsuboi é bicampeão após grande final em Lauro de Freitas

Por CBTM

31/10/2015 21h03


Eric Jouti, campeão do Aberto da Argentina, valorizou conquista do mesatenista da seleção brasileira

Matheus Quelhas e Hellen Guimarães, de Lauro de Freitas (BA) – 31/10/2015

Na 3ª edição da Copa Latina 2015, realizada em Lauro de Freitas (BA), Gustavo Tsuboi (65º colocado no ranking mundial) repetiu a dose do último torneio e se sagrou campeão, vencendo Eric Jouti (251º) na final, em um grande jogo – 4 a 3, parciais de 11/8, 12/14, 10/12, 11/9, 11/5, 3/11 e 12/10.

“É difícil jogar contra adversários com quem você está acostumado a treinar sempre. Estamos acostumados com o jogo um do outro, então eu não me sinto confortável, acredito que ele também não. Mas foi um bom espetáculo para o público que estava aqui assistindo, decidido ali nos detalhes. Acho que a experiência prevaleceu um pouquinho hoje”, analisou Tsuboi.

O vice-campeão Eric Jouti também enalteceu tanto o rival na mesa quanto a partida, que proporcionou momentos emocionantes para todos os presentes no Centro Pan-Americano de Judô.

“Contra ele é alto nível, então se você jogar um pouquinho mal já perde, não tem jeito. Acho que fui bem em vários momentos, principalmente quando estive atrás no placar, mas no fim pequei em algumas coisas mais por causa da tensão, foi no detalhe”, observou Jouti.

Nas semifinais, Gustavo garantiu a vaga na decisão vencendo Vitor Ishiy, de apenas 20 anos. O jovem dificultou a vida do paulista, tendo bons momentos nos dois primeiros sets. No final, vitória de Tsuboi por 4 a 0 (11/8, 12/10, 11/5 e 11/5).

Esta foi a primeira competição de Tsuboi após o histórico resultado da Copa do Mundo na Suécia, onde alcançou as quartas de final – igualando um feito de Claudio Kano que não ocorria desde 1989. Na Copa Latina, sua determinação não foi diferente.

“É difícil manter a mesma motivação em todos os campeonatos e, com o trabalho que o Jean-René fez comigo e com a Seleção, eu acho que hoje estou muito melhor psicologicamente e consigo brigar sempre. Apesar do jogo ter sido desgastante, por causa do calor, no final deu tudo certo por eu brigar até o final”, destacou.

Do outro lado da chave, a juventude superou a experiência na semifinal, quando Jouti, de 21 anos, classificou-se para a decisão ao superar o tricampeão pan-americano por equipes, Thiago Monteiro (133º), por 4 a 1 (parciais de 11/7, 7/11, 11/8, 11/5 e 11/4).

A bela vitória foi mais uma dentre as diversas conquistas de Eric em 2015 – a principal e mais recente delas na Argentina, com o título de uma etapa do Circuito Mundial. Ele também participou das três edições da Copa Latina, incluindo uma vitória sobre Tsuboi, na 1ª edição.

“Os resultados estão aparecendo devido à minha dedicação desde o ano passado. Disputar a Copa Latina durante esse ano foi bom para manter o nível aqui no Brasil”, aprovou Eric.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?