Por CBTM
Feliz pelo título, a mesatenista sonha em ajudar no desenvolvimento do esporte
Matheus Quelhas e Hellen Guimarães, de Lauro de Freitas (BA) – 1/11/2015
O último dia de Campeonato Brasileiro Sanei de Verão proporcionou grandes confrontos à torcida baiana em Lauro de Freitas. Neste domingo (1), Jessica Yamada (Associação Itajaiense-SC), um dos destaques brasileiros na Liga Francesa, conquistou o título nacional ao superar Lígia Silva (FME Concórdia – SC) por 3 a 1 na decisão, com parciais de 11/8, 11/8, 8/11 e 11/6.
“Eu estou super contente, acho que um título brasileiro é sempre um título brasileiro, é muito importante. Eu vim aqui querendo dar o melhor de mim, lutar até o final, e acho que essa vitória mostra que eu consegui”, comemorou Jessica.
Jéssica classificou-se para as eliminatórias em primeiro lugar do grupo 4. Na fase seguinte, não perdeu nenhum set até a final. Superou Lívia Gomes (CCP APTM Piracicaba – SP) nas oitavas por 3 a 0, parciais de 11/8, 11/8 e 11/6. Na sequência, vitória pelo mesmo placar sobre Sara Vicentin (Associação Nikkey São José dos Campos – SP), com parciais de 11/5, 11/3 e 11/8. Nas semifinais, mais um triunfo, invicta, sobre Maira Ranzeiro (Associação dos Mesatenistas de Florianópolis – SC).
Lígia também terminou a classificatória na primeira posição. Nas oitavas, superou Amanda Marques (APCEF Manaus – AM) por 3 a 1, parciais de 11/6, 14/12, 7/11 e 11/3. Em seguida, venceu a campeã da Classe 10, Bruna Alexandre (São Caetano/SEEST/Xiom) pelo mesmo placar, com parciais de 11/5, 11/6, 10/12 e 11/7. Na semifinal, novo 3 a 1, contra Kátia Kawai, do São Caetano/SEEST/Xiom (8/11, 11/8, 12/10 e 11/5). Kátia e Maira ficaram com bronze. ‘Pé no chão’, Jessica elogiou a adversária ao comentar sobre a acirrada decisão.
“Nunca é fácil vencer uma adversária como ela. A gente já joga juntas há muito tempo, nos conhecemos bem. É uma partida em que entramos sem saber quem vai ganhar, são pequenos detalhes que fazem a diferença. Acho que hoje eu conseguir fazer os pontos nos momentos cruciais e usar os detalhes a meu favor, mas jogo é jogo e nós não sabemos o dia de amanhã”, analisou Yamada.
A atleta do francês Saint Pierraise considera importante a experiência adquirida no Brasileiro para sua evolução como mesatenista. Determinada, Jessica avalia os aspectos principais de seu sucesso no campeonato.
“Conseguir fazer o que a gente treina, colocar em prática no jogo o que a gente faz no dia a dia é o mais importante na competição. Às vezes, nós temos alguma dificuldade ou problema de adaptação, e hoje eu consegui superar isso e enxergar bem o andar do jogo, saber a hora de mudar a estratégia, aspectos que estou tentando melhorar em mim mesma. Acho que foi isso que fez a diferença aqui”, contou a atleta.
Destaque na Europa e na Seleção, a evolução individual é apenas um dos sonhos da campeã brasileira. Ao projetar o futuro, o tênis de mesa é a prioridade.
“Eu espero conseguir ajudar o nosso tênis de mesa do jeito que eu puder, trazendo algo novo lá de fora, mostrando algo diferente para alguém aqui, para que possamos todos evoluir juntos. Acho que esse é o mais importante, é o maior objetivo: fazer crescer o nosso esporte”, concluiu Jessica.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br