Por CBTM
Jovem atleta embarca para intercâmbio na China ainda este ano e mira vaga na Seleção em 2016
Matheus Quelhas e Hellen Guimarães, de Lauro de Freitas (BA) – 1/11/2015
Lívia Lima, da Associação Nova Era de Tênis de Mesa – SP, fechou neste domingo (1) sua temporada de 2015 com chave de ouro. Com três medalhas de ouro no Campeonato Sul-Americano, Lívia superou Karin Tsumura, do São Caetano/SEEST/Xiom – SP, por 3 a 2 (11/8, 11/7, 7/11, 8/11 e 11/7), conquistando o título do Campeonato Brasileiro Sanei de Verão na categoria mirim.
A decisão foi emocionante. Lívia saiu na frente e venceu os dois primeiros sets, mas Karin buscou o empate e o jogo foi decidido num terceiro set acirrado, com as atletas pontuando alternadamente.
“Foi uma partida bem difícil e cansativa, pois minha adversária era boa e jogou muito bem hoje. Eu já havia jogado contra ela várias vezes em outros campeonatos e já sabia mais ou menos como jogar, mas minha estratégia não estava funcionando tanto e o jogo foi bem disputado. Fico muito feliz com o título”, comemorou Lívia.
Lívia e Karin enfrentaram-se já na fase de grupos, com vitória da primeira sobre a segunda por 3 a 1 – parciais de 11/6, 6/11, 11/8 e 11/7. A campeã venceu seu primeiro jogo, contra Juliana Shintate (Aceas Suzano – SP), por 3 a 0, parciais de 11/7, 11/9 e 11/7. Karin derrotou a mesma adversária por 3 a 1 (13/11, 11/7, 9/11 e 11/8). As meninas não imaginavam que reeditariam a decisão do primeiro lugar do grupo 2 na final do campeonato.
“Todas as minhas adversárias na fase de grupos estiveram comigo no Sul-Americano. Foi bem difícil até aqui, mas graças a deus eu consegui ser campeã”, contou Lívia.
O bronze ficou com Ana Carolina Bonsere (Yara Toledo – PR) e Beatriz Kimoto (São Caetano/SEEST/Xiom), campeã nas duplas femininas com Lívia no Sul-Americano. Tsumura superou Kimoto por 3 a 2, com parciais de 11/8, 8/11, 3/11, 12/10 e 11/8. Lima derrotou Bonsere por 3 a 1 (11/6, 11/7, 9/11 e 11/5).
Não bastassem o título nacional mirim e as três medalhas continentais - equipes, duplas femininas e duplas mistas -, a mesatenista ainda disputou o Campeonato Brasileiro em sua futura categoria. Foi longe na disputa, batendo de frente com as principais atletas do infantil e conquistando o bronze da categoria.
“Consegui chegar, pela primeira vez, à semifinal do infantil. Antes, o meu melhor resultado na categoria era ter alcançado as quartas. Não consegui jogar como gostaria na semi, perdi de 3 a 0, mas fiquei feliz só de ter chegado lá”, celebrou Lívia.
Com um intercâmbio para a China ainda este ano, Lívia prossegue seu trabalho em direção à convocação para a Seleção, prevista para janeiro.
“No começo do ano que vem, tem a seletiva, que é o foco da minha preparação atual, e esse intercâmbio agora vai me ajudar muito nisso”, concluiu, determinada.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br