Por CBTM
Campeão de todos os títulos individuais possíveis em sua categoria, pupilo demonstra gratidão ao treinador
Matheus Quelhas e Hellen Guimarães, de Lauro de Freitas (BA) – 1/11/2015
Ouros sul-americano, latino-americano, brasileiro de inverno e, finalmente, brasileiro de verão. Diogo Silva ganhou todos os campeonatos individuais que disputou em 2015 na sua categoria, além dos diversos títulos de equipes e duplas. Neste domingo (1), coroou sua temporada irretocável com o título mirim do Campeonato Brasileiro Sanei de Verão, em Lauro de Freitas, e exaltou seu técnico, Maurício Kobayashi, mentor de Hugo Hoyama e Cláudio Kano.
“Se Lauro de Freitas era a última competição do ano, o Maurício estava focado em conseguirmos o ouro. Ele trabalhou bastante para me preparar para o Sul-Americano, que foi minha primeira competição internacional. Desde que soube que seria convocado, trabalhei bastante. Precisava ir bem para conseguir ir a vaga para o Latino. Fui lá, fiz o meu jogo, consegui ganhar. Treinei bastante e consegui ir bem. Fui convocado para o Latino e consegui ir bem também (risos)”, comemorou Diogo.
Humilde e focado, o atleta do Ateme/Cooper/IMSJT/Yasaka – SP mencionava “Maurício” e “trabalho” constantemente. Tanto empenho culminou na vitória sobre o colega de seleção, André Murchie (APCEF Manaus – AM), por 3 a 1 na decisão, parciais de 11/4, 7/11, 11/1 e 11/7. Nas semifinais, vencera Ramon Huntermann (Associação Pró-Tênis de Mesa Joaçaba – SC) por 3 a 0, parciais de 11/5, 11/4 e 11/7.
Murchie, por sua vez, teve pela frente mais um atleta da vitoriosa Seleção mirim, Felipe Miua (Kosmos Clube – SP). Após sair na frente e sofrer o empate, André venceu a partida por 3 a 2, com parciais de 11/6, 12/10, 6/11, 7/11 e 12/10. Felipe e Ramon ficaram com o bronze.
Assim como Lívia Lima, campeã mirim feminina, Diogo também conseguiu o bronze do infantil, categoria na qual enfrentou e venceu atletas um pouco mais experientes.
“Eu estava focado para ser campeão mirim e também infantil, que é uma categoria acima da minha. Não consegui isso no último Brasileiro, mas agora felizmente veio o título do mirim e o bronze no infantil. Venho trabalhando bastante para conseguir esse resultado”, contou o mesatenista.
Além de alcançar números impressionantes, o jovem esteve em intercâmbio na China em janeiro, no Shandong Luneng, através de parceria da CBTM com a State Grid, e passou o ano treinando com o Diamantes do Futuro, programa de detecção e desenvolvimento de talentos da Confederação. Após uma temporada tão enriquecedora, o mesatenista já pensa à frente em relação ao seu amadurecimento como atleta.
“No ano que vem, eu já entro no infantil. Vou treinar bastante, focar na categoria e já começar a pensar no juvenil, para ter bons resultados também”, planeja.
Antes disso, porém, Diogo ainda enfrenta muitos desafios. O atleta almeja uma bolsa internacional e mira a convocação para a Seleção, prevista para o início do ano que vem.
“Preciso treinar bastante. A seletiva vai valer para o Sul-Americano infantil do ano que vem também, então eu terei chance de ganhar uma bolsa internacional. Como fiquei em terceiro no infantil agora, eu concorreria à bolsa, mas não tenho idade para ganhá-la ainda. Ano que vem, isso vai ser diferente. Pretendo treinar bastante para ir para o Sul-Americano, tentar obter bons resultados e, com isso, conquistar uma bolsa internacional”, concluiu, determinado.
Confira abaixo todos os resultados de Diogo Silva na temporada de 2015. Para os resultados individuais do Campeonato Brasileiro Sanei de Verão, clique aqui.
Ouro mirim individual – Campeonato Brasileiro de Inverno (Rio de Janeiro – RJ);
Ouro mirim nas duplas masculinas - Campeonato Brasileiro de Inverno (Rio de Janeiro – RJ);
Ouro mirim individual – Campeonato Sul-Americano (Lima – Peru);
Ouro mirim por equipes - Campeonato Sul-Americano (Lima – Peru);
Prata mirim nas duplas mistas - Campeonato Sul-Americano (Lima – Peru);
Ouro mirim individual – Campeonato Latino-Americano (Havana - Cuba);
Ouro mirim nas duplas masculinas - Campeonato Latino-Americano (Havana - Cuba);
Ouro mirim por equipes - Campeonato Latino-Americano (Havana - Cuba);
Ouro mirim individual – Campeonato Brasileiro Sanei de Verão (Lauro de Freitas – Bahia);
Ouro infantil por equipes de seleções - Campeonato Brasileiro Sanei de Verão (Lauro de Freitas – Bahia);
Bronze infantil individual - Campeonato Brasileiro Sanei de Verão (Lauro de Freitas – Bahia);
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br