Por CBTM
Com a proximidade do Aquece Rio, Rogério Martins apresentou o plano a ser utilizado já no evento-teste
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 5/11/2015
Na última quarta-feira (4), a CBTM recebeu em sua sede uma palestra sobre o planejamento de segurança para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Rogério Martins, gerente do departamento no Riocentro, apresentou aos funcionários da Confederação a estrutura pensada para os Jogos. Ela será empregada já no Aquece Rio International Table Tennis Tournament, que ocorrerá de 18 a 21 de novembro.
“Eu trouxe um pouco do conceito de segurança dos Jogos, que abrange mais do que o aspecto físico e envolve a segurança imanente, a das instalações propriamente ditas. Tudo isso reflete na segurança das pessoas, para quem a competição efetivamente é realizada”, contou Rogério.
Com vasta experiência no assunto, o profissional serviu à Polícia Militar por trinta anos. Coronel recém-aposentado, já foi diretor de recursos humanos da instituição, responsável por 42 mil oficiais. Atualmente, além de ocupar-se do cargo no Comitê Organizador Rio 2016, Rogério ministra aulas e palestras. Para ele, o fator individual tem papel relevante para o sucesso do projeto de segurança pública.
“O principal aspecto da estrutura para os grandes eventos é o desenvolvimento da cultura de segurança. Ela, por sua vez, começa com as pessoas: quando você, como indivíduo, se preocupa com o outro, a segurança naturalmente melhora. Segurança pública começa no respeito ao direito alheio”, defendeu.
Por trás da realização de megaeventos, entretanto, é necessária uma complexa operação. Na palestra, Rogério detalhou as principais medidas estruturadas para os torneios.
“Este mês, encerramos um programa chamado VISO (Venue Integrated Security Corporation), que é o plano integrado de segurança das instalações, sobre o qual debruçamos nossos esforços o ano inteiro. Temos hoje 274 dias até os Jogos para implementar, testar, treinar, e é isso que vai acontecer a partir da semana que vem no Riocentro com a bocha e, logo em seguida, com o badminton e o tênis de mesa”, contou Martins.
O palestrante mostrou-se satisfeito com o encontro realizado na Confederação e projetou o sucesso das competições no ano que vem.
“Queria manifestar o prazer em poder colaborar com a CBTM. Espero ter conseguido trazer algumas informações e tirar possíveis dúvidas. Fico muito feliz de contribuir para termos Jogos mais pacíficos e, como falamos internamente, jogos memoráveis dos quais queremos que o público possa desfrutar, auxiliando na construção de uma sociedade melhor e mais segura”, concluiu.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br