Notícia

Aquece Rio reúne a elite do tênis de mesa brasileiro na sede olímpica

Por CBTM

11/11/2015 19h52


Após resultado histórico nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, Seleção comparecerá em peso ao evento-teste oficial da Rio 2016

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 11/11/2015

O Aquece Rio, evento-teste de tênis de mesa oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, começa na próxima quarta-feira (18) com presença da nata do tênis de mesa brasileiro. Com o intuito de que os atletas vivenciem a atmosfera carioca a menos de nove meses da maior competição do esporte mundial, as disputas individuais e por equipes reunirão os maiores nomes da seleção brasileira, que brilhou nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015.

A equipe Brasil A masculina é formada por Gustavo Tsuboi (41º colocado no ranking mundial), Thiago Monteiro (123º) e Cazuo Matsumoto (132º). Cazuo e Thiago vêm se destacando na Europa e conseguiram vitórias importantes sobre adversários fortes nesta temporada. Monteiro conquistou, ainda, o bronze dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Tsuboi, que recentemente repetiu o feito de Cláudio Kano e levou o Brasil às oitavas de final da Copa do Mundo, foi medalhista de prata. Nas equipes, a seleção confirmou sua hegemonia: venceu todos os jogos por 3 a 0, incluindo a final. O campeão Hugo Calderano (71º), que se recupera de uma lesão no dedo, é a única ausência para o torneio no Rio. 

No Brasil B, composto por Eric Jouti (257º), Humberto Manhani (335º) e Massao Kohatsu (344º), a juventude é o diferencial. Eric, de 21 anos, eliminou Thiago Monteiro na semifinal da Copa Latina e conquistou o título do Aberto da Argentina. Humberto, 25, chegou às oitavas de final da Universíade, na Coreia do Sul, ao lado de Danilo Toma (412º), além de ter sido campeão Sul-Americano por equipes pelo Brasil no primeiro semestre. Já Massao, 20, tornou-se o atual campeão sul-americano sub-21 ao superar Jouti na decisão.

A seleção feminina também chega forte à competição após fazer história no Canadá. Primeira brasileira a vencer um campeonato mundial – o Desafio Mundial de Cadetes, ainda este mês –, Bruna Takahashi (141º) integra o Brasil A ao lado de Lin Gui (135º), primeira brasileira finalista de uma edição de Jogos Pan-Americanos, e Caroline Kumahara (140º), que conquistou o bronze em Toronto. Ao lado de Lígia Silva (180º), Caroline e Lin ainda chegaram a uma final inédita para o país na disputa por equipes, ficando com a prata.

Silva também estará no Aquece Rio, compondo o Brasil B ao lado de Jessica Yamada e Letícia Nakada (229º). Destaque na Liga Francesa pelo Saint Pierraise, Jessica conquistou a principal categoria do Campeonato Brasileiro Sanei de Verão ao superar a colega de equipe Lígia na decisão. Letícia, de 17 anos, venceu o Aberto do Chile nas duplas ao lado de Bruna Takahashi, o que fez com que as duas entrassem para a história como as primeiras brasileiras a vencerem uma etapa do Circuito Mundial na categoria adulta.

Os atletas brigam ainda pelo título individual de cada naipe, a ser decidido na quinta feira (19). No sábado (21), o torneio conhecerá seus campeões por equipes.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?