Por CBTM
Etapa de 15 a 17 anos será disputada em Londrina, no Paraná
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 12/11/2015
A categoria de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude será disputada a partir da próxima sexta-feira (13), em Londrina (PR). Com disputas individuais, de equipes, duplas e duplas mistas, a competição reúne as maiores promessas do tênis de mesa brasileiro.
Alexia Nakashima, medalhista de prata juvenil no Campeonato Brasileiro Sanei de Verão, em outubro, briga novamente pelo título feminino. Na edição anterior, ela foi superada por Martina Kohatsu, a mesma adversária na decisão nacional em Lauro de Freitas. Em 2014, as duas também se enfrentaram na final do Brasileiro, com desfecho favorável a Alexia. Em junho, venceram juntas o Campeonato Sul-Americano por equipes, no Paraguai.
Enzo Nakashima chega com confiança ao Paraná após uma temporada impecável. Ele conquistou o bicampeonato brasileiro infantil, além de vencer a Copa Brasil de Maceió, em julho, e a de Jundiaí, em setembro. Vitor Santos, de 16 anos, chegou às oitavas de final da categoria mais alta do adulto no Campeonato Brasileiro Sanei de Verão, o Absoluto A. Campeã do Aberto do Chile, etapa do Circuito Mundial juvenil, em agosto, Daniela Yano também é destaque em Londrina.
Os Jogos Escolares da Juventude terão diferenças significativas entre as disputas. Nas equipes, duplas e duplas mistas, o torneio funciona em eliminatórias simples, em que cada jogo é decidido por melhor de cinco partidas, todas definidas em melhor de três sets.
No individual, entretanto, haverá ainda uma fase preliminar, em que os cabeças de chave de cada grupo serão decididos de acordo com o rating nacional. Os confrontos serão definidos em melhor de três sets até a semifinal, quando passam a ser disputados em melhor de cinco.
A edição desse ano traz uma mudança relevante em relação à anterior: não haverá mais disputas de terceiro lugar, de modo que os dois semifinalistas ficarão com o bronze. O torneio se estende até domingo (15), quando serão decididos os títulos individuais.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa