Por CBTM
Jorge Fanck, treinador da Seleção de base, considera valiosa a aquisição de experiência
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 19/11/2015
Mais um avião repleto de talentos brasileiros partirá rumo à China nesta sexta-feira (20). Visando ao desenvolvimento pleno do potencial nacional no esporte, a CBTM enviará 16 jovens mesatenistas do programa Diamantes do Futuro para o centro de treinamento da seleção chinesa, em Chengdu. Jorge Fanck, treinador da Seleção de base, exaltou a influência direta desses intercâmbios no amadurecimento dos atletas e nos resultados internacionais.
Esta não é a primeira vez que Fanck participa da experiência em solo chinês. No fim de 2014, ele esteve no país com o Fast Track, programa da Confederação que objetiva formar treinadores de alto nível. Desde então, Jorge já conquistou resultados internacionais expressivos com a Seleção mirim, como os diversos títulos nos Campeonatos Sul e Latino-Americanos. Referência no continente, os brasileiros esperam alçar voos ainda mais altos após a viagem à China.
“Quando os intercâmbios não eram tão recorrentes, os atletas sentiam bastante a pressão, a diferença de bola ao enfrentar um asiático. Hoje, levamos crianças de 9, 10 anos para participar desses treinamentos na maior potência da modalidade. Ter desde cedo uma experiência desse nível traz um impacto muito positivo na formação dos atletas, que provavelmente terão melhores resultados nas competições fora do país”, projetou.
Viabilizada por parceria entre os governos brasileiro e chinês, a experiência em Chengdu durará um mês. Além de Fanck, que participa do programa Fast Track de formação de técnicos de alto nível, o treinador Andrews Martins também coordenará os atletas brasileiros, assim como o português Ricardo Faria, consultor internacional da Confederação, e Emerson Jerônimo, presidente da Federação de Tênis de Mesa do Paraná.
Em janeiro, integrantes do programa de detecção de talentos passaram vinte dias no Shandong Luneng, clube pertencente à estatal chinesa State Grid, parceira da CBTM. Diogo Silva, Eduardo Tomoike, Gustavo Gerstmann e Rafael Torino terão mais uma oportunidade de aprendizado na potência mundial.
“É o segunda vez que levamos os Diamantes, e esperamos aproveitar ao máximo os treinamentos. Alguns atletas estão indo novamente, como o Gustavo, que tinha 10 anos na época. A Giulia Takahashi, irmã da Bruna, está indo agora, com a mesma idade. Essa oportunidade é muito, muito importante para eles. Nossa expectativa é poder fazer isso anualmente”, concluiu Fanck.
Bruna Takahashi, de apenas 15 anos, tornou-se a primeira brasileira a vencer um título mundial adulto ao conquistar, ao lado de Letícia Nakada, a disputa de duplas do Aberto do Chile, em setembro. No mês seguinte, levou também o título do Desafio Mundial de Cadetes, o primeiro ouro individual feminino do Brasil num campeonato mundial. Antes do feito histórico, Bruna também esteve em intercâmbio no Shandong Luneng, onde participou de um período de 2 semanas de treinos.
Confira abaixo a lista de atletas que embarcam para a China:
André Murchie
Daniel Godoi
Diogo Silva
Eduardo Tomoike
Fabiana Shintate
Felipe Miua
Gabriel Inoue
Giulia Takahashi
Guilherme Teodoro
Gustavo Gerstmann
Henrique Noguti
Joon Shin
Kenzo Carmo
Laura Watanabe
Lívia Lima
Rafael Torino
Wanessa Wu
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br