Por CBTM
Leticia Nakada e Thiago Monteiro ficam com a prata nos finais
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 19/11/2015
O Aquece Rio Tênis de Mesa, evento-teste oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016, conheceu seus campeões dos torneios individuais na noite desta quinta-feira (19). Lin Gui (135ª colocada no ranking mundial) e o britânico Paul Drinkhall (57º) subiram aos lugares mais altos do pódio, vencendo pelo mesmo placar: 4 sets a 0.
Na final brasileira entre a vice-campeã pan-americana e Leticia Nakada (229ª), vitória de Lin com as parciais de 11/3, 11/5, 11/7 e 11/5. Na semifinal, vitória sobre Bruna Takahashi (141ª) por 4 a 1 (11/7, 9/11, 11/9, 11/6 e 11/9).
Mesmo com as duas belas vitórias que antecederam o título, a campeã destacou o duelo com Jessica Yamada, válido pelas quartas de final, quando venceu por 4 a 3, de virada.
“Acho que a chave de tudo pra mim foi a vitória sobre a Jessica Yamada. Eu saí atrás, perdendo por 3 a 0, mas consegui a virada e a vaga na semifinal. Isso me deu muita confiança, inclusive para ganhar da Bruna, que acaba de vir de um grande resultado no Mundial”, analisou Lin, referindo-se ao título de Takahashi no Mundial de Cadetes.
Mesmo com o número reduzido de atletas no evento-teste, em relação a uma competição oficial do Circuito Mundial ou mesmo Jogos Pan-Americanos, ela destacou a dificuldade do torneio.
“Estou satisfeita com meu desempenho. Jogar com as principais atletas brasileiras também é difícil, mesmo não tendo tantas jogadoras fortes de fora na competição”, concluiu.
A medalhista de prata Leticia Nakada, de 17 anos, comemorou a performance principalmente na semifinal, quando superou a experiente Ligia Silva (180ª) por 4 a 1 (15/13, 11/5, 7/11, 11/8 e 14/12).
“É a primeira vez que ganho dela, então me senti muito forte emocionalmente com essa vitória. Joguei com ela na seletiva da seleção no ano passado, então vim mais preparada dessa vez”.
No masculino, vitória de um Paul Drinkhall inspirado
Thiago Monteiro (123º) representou o Brasil na decisão individual do Aquece Rio, mas foi o britânico Paul Drinkhall (57º) quem brilhou no evento-teste, com uma vitória por 4 a 0 (11/5, 12/10, 11/7 e 11/7).
“Foi muito bom vir aqui e ver todas as condições em que vão ser disputados os Jogos Olímpicos. A equipe brasileira é muito boa, tem grandes jogadores. Thiago é um oponente difícil mas consegui me manter jogando meu melhor”, analisou Paul.
Sobre a estadia na capital carioca e a expectativa para 2016, o inglês não escondeu a satisfação e já planeja como será a vinda oficial, em caso de classificação.
“É claro que quando você ganha é fácil estar satisfeito, mas é exatamente esse meu sentimento. Espero estar aqui no ano que vem e novamente obter um bom resultado”, projetou.
Thiago Monteiro deu todos os méritos da vitória para o forte adversário, que estava em uma grande noite.
“Realmente ele jogou muito bem. No segundo set eu comecei a achar algumas soluções, colocar dúvida na cabeça dele, mas não foi suficiente. Quando eu não conseguia fugir dos pontos fortes dele, era muito difícil porque ele estava muito bem”, observou Monteiro.
O cearense aprovou sobretudo a campanha e a experiência individual, terminando o torneio com um saldo positivo.
“A campanha foi boa no geral e tenho a consciência que não perdi porque joguei mal, mas sim por méritos dele. Minha tática não funcionou, mas isso é natural contra um jogador de alto nível”, resumiu.
Na disputa do bronze feminino, Bruna Takahashi (141ª) justificou a boa temporada ao superar Ligia Silva (180ª) por 4 a 0 (11/5, 12/10, 11/9 e 11/7). Já entre os homens, o argentino Gaston Alto (254º) ficou no terceiro lugar do pódio ao vencer Cazuo Matsumoto em grande jogo: 4 a 3, parciais de 7/11, 11/3, 8/11, 7/11, 11/9, 12/10 e 12/10.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br