Por CBTM
Ligia Silva, Leticia Nakada e Jessica Yamada vencem Lin Gui, Caroline Kumahara e Bruna Takahashi na final. Bronze vai para o Chile
Matheus Quelhas e Hellen Guimarães, do Rio de Janeiro (RJ) – 21/11/2015
Lígia Silva, Leticia Nakada e Jessica Yamada conquistaram neste sábado (21) o título feminino por equipes do Aquece Rio Tênis de Mesa, evento-teste dos Jogos Olímpicos Rio 2016 disputado no Pavilhão 4 do Riocentro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ). Em uma final brasileira, o time B da seleção superou o A, formado por Lin Gui, Caroline Kumahara e Bruna Takahashi, por 3 jogos a 1. Experiente, Lígia destacou o clima amistoso entre as brasileiras.
“Não acho que jogamos ‘contra’, somos todas da mesma bandeira. Ali, todas se conhecem bem, estamos acostumadas a jogar juntas. O mais legal é que a disputa é saudável. É o Brasil, e, para mim, é isso que importa”, declarou.
No primeiro jogo, Leticia (225ª) derrotou Bruna (141ª) por 3 sets a 1, parciais de 11/7, 9/11, 13/11 e 11/9. Na sequência, Lin Gui (135ª), campeã do torneio individual, igualou o confronto ao bater Jessica (244ª) por 3 a 0 (11/8, 11/4 e 11/7).
Em uma partida marcada pelo equilíbrio, Ligia (180ª) e Jessica recolocaram o time B na frente com a vitória por 3 a 1 (11/8, 9/11, 12/10 e 11/9) sobre Carol (140ª) e Bruna. O título foi definido no jogo seguinte, que não aconteceu: com dores nas costas, Carol não enfrentou Leticia, sendo derrotada por W.O. Campeã brasileira do Absoluto A, Jessica Yamada considerou a parceria com Lígia Silva o ponto crucial do título.
“Infelizmente não consegui jogar muito bem no individual hoje e a Lin Gui foi melhor, então eu sabia que tinha que compensar na dupla. Eu e Lígia já jogamos juntas há muitos anos, e a experiência e o entrosamento contaram a nosso favor”, analisou.
O bronze ficou com as chilenas Natalia Castellano (356ª colocada do ranking mundial), Daniela Ortega (427ª) e Karen Rojas (485ª), que, na disputa de terceiro lugar, venceram as brasileiras Amanda Marques (510ª), Raquel Bittencourt e Michele Nogueira por 3 a 0.
Em relação aos Jogos Olímpicos, Lígia elogiou o evento-teste. Aos 34 anos, a mesatenista mostra-se tranquila quanto à definição de participantes brasileiras na Rio 2016.
“Gostei da estrutura, acho que foi bem a nossa cara, esse piso deu o recado: ‘bem-vindo ao Brasil’. Além disso, mostrou também que temos a capacidade de sediar um evento grande como esse. Eu estou tranquila, já pude disputar três Olimpíadas e a história não se apaga. Só de estar lá, para um atleta, já é muito gratificante, é o ápice. Agora, a história é delas”, concluiu.
O Aquece Rio 2015 conhecerá ainda seus campeões masculinos em outra decisão brasileira. Thiago Monteiro (123º), Cazuo Matsumoto (132º) e Eric Jouti (257º), da equipe A, enfrentam o Brasil B de Humberto Manhani (335º), Massao Kohatsu (344º) e Jeff Yamada. A partida ocorre às 20h (horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo do SporTV 3.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br