Por CBTM
Equipe A da seleção superou compatriotas na decisão deste sábado. Argentinos ficam com o bronze
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 21/11/2015
Os brasileiros demonstraram neste sábado (21) que o país está muito bem servido de mesatenistas. Em uma final de alto nível técnico, Thiago Monteiro, Cazuo Matsumoto e Eric Jouti venceram Humberto Manhani, Massao Kohatsu e Jeff Yamada por 3 jogos a 1 e conquistaram o título por equipes do Aquece Rio, evento-teste dos Jogos Olímpicos Rio 2016 disputado no Pavilhão 4 do Riocentro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro (RJ).
A medalha de bronze ficou com os argentinos Gastón Alto (254º colocado do ranking mundial), Rodrigo Gilabert (336º) e Pablo Tabachnik (276º). Na disputa de terceiro lugar, os hermanos superaram os chilenos Manuel Moya (424º), Gustavo Gomez (454º) e Sebastian Roman (621º).
Vice-campeão nas disputas individuais, Thiago (123º) abriu o confronto final vencendo Massao (344º) por 3 sets a 0, parciais de 11/2, 11/7 e 11/3. Em seguida, Cazuo (132º) bateu Manhani (335º) também por 3 a 0 (11/6, 11/8 e 11/7) e ampliou a vantagem do time A.
Nas duplas, Jeff e Massao encostaram no placar ao superarem Eric (257º)/Cazuo por 3 a 1 (11/9, 12/10, 10/12 e 11/9). No entanto, Thiago assegurou o ouro ao fazer 3 a 0 (11/5, 11/8 e 11/3) em Jeff.
Para Cazuo, o evento foi um sucesso tanto do ponto de vista técnico quanto organizacional.
“A seleção B, que teoricamente seria a C, pois (Hugo) Calderano, (Gustavo) Tsuboi e Vitor (Ishiy) não jogaram, ganharam da Argentina A. Dá para ver que estamos muito fortes. Estamos no caminho certo”, disse o paulista, satisfeito também com a estrutura do evento.
“Participei como reserva nos Jogos Olímpicos de Londres e vi aqui algo muito próximo. E ainda tivemos uma estrutura diferente, com a cor do piso verde, uma mesa bonita, tudo pensado para ter a cara do Brasil e chamar a atenção”, completou.
Manhani também elogiou a organização do torneio, que teve quatro dias de disputa.
“Foi um torneio muito organizado, com uma estrutura excelente. Foi uma grande experiência sentir como será nos Jogos Olímpicos. O ambiente estava muito agradável, fomos muito bem recebidos. Espero que seja esse mesmo espírito no ano que vem”, afirmou.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br