Notícia

Agregando educação, esporte e inclusão, Paralimpíadas Escolares começam nesta segunda-feira

Por CBTM

23/11/2015 19h13


Com participantes de 12 a 17 anos, tênis de mesa conhecerá seus campeões na próxima sexta (27)

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 23/11/2015

Disputa de oito modalidades, concurso de redação para alunos da rede pública estadual, demonstração de parabadminton e cursos da prefeitura para profissionais. É com essa proposta de educar e incluir através do esporte que a décima edição das Paralimpíadas Escolares acontece a partir desta segunda-feira (23), em Natal (RN). Com disputas individual, de duplas e por equipes, o tênis de mesa terá representantes de 12 a 17 anos, de ambos os gêneros, das Classes de 1 a 11.

Em relação à edição anterior, sediada em São Paulo, o torneio conta com uma nova modalidade: o futebol de sete junta-se aos já tradicionais tênis de mesa, atletismo, bocha, goalball, judô, natação e tênis em cadeira de rodas. A atual campeã geral é Santa Catarina, que, em disputa acirrada contra o Rio de Janeiro, levou a melhor por apenas um ponto em 2014.

No tênis de mesa, o destaque feminino é da paranaense Ana Paula, que chegou ao tricampeonato da Classe 11 no ano passado. Lucas Hansen (SC) ficou com o título masculino da categoria. Nas Classes 1/5, ouro de Camila Santos (MG) e Guilherme Rocha (SP). Entre os andantes, as Classes 6/7 masculinas consagraram Gustavo Laskoski (SC) campeão, enquanto Davi Neto (DF) levou a melhor nas classes 8/10. Finalmente, na disputa 7/10 feminina, Iolanda Maia (MS) levou o ouro da competição.

Além da Classe 11, a competição deste ano divide, a princípio, cadeirantes nas Classes 1/2 e 3/5, enquanto os andantes estão organizados nas Classes 6/7 e 8/10. A disputa individual terá uma fase preliminar, de grupos, em que os dois primeiros colocados de cada chave garantem a vaga nas oitavas de final. As partidas serão definidas em melhor de cinco sets.

Já o torneio por equipes ocorrerá em sistema de eliminatórias simples, em que os cabeças de chave serão decididos de acordo com o rating da CBTM. Vence um duelo a equipe com mais vitórias em cinco jogos, cada um em melhor de três sets. O mesmo sistema se aplica à competição de duplas, em que cada confronto também se define em melhor de três. Em todas as disputas, os dois semifinalistas ficam com o bronze.

As Paralimpíadas Escolares de 2015 contam com 26 delegações, sendo estas de 25 estados brasileiros e uma do Reino Unido, que integra o torneio pela terceira vez. O tênis de mesa começa nesta quarta-feira (25), e os campeões da modalidade serão conhecidos na próxima sexta-feira (27), véspera do encerramento.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?