Notícia

Após grande temporada, Hugo Calderano é finalista do prêmio Revelação do Ano da ITTF

Por CBTM

24/11/2015 20h39


Garantido na Rio 2016, campeão pan-americano conquista indicação inédita para o tênis de mesa brasileiro

Da redação, no Rio de Janeiro - 24/11/2015

Primeiro brasileiro indicado a uma categoria de gala anual da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF): mais um feito histórico de Hugo Calderano. Com apenas 19 anos, o carioca tornou-se neste sábado (21) finalista do prêmio de Revelação do Ano da instituição. Campeão pan-americano e já classificado para a Rio 2016, Hugo pode encerrar sua grande temporada com mais um resultado marcante na carreira.

Na disputa pelo troféu, o brasileiro tem como concorrentes a japonesa Mima Ito e o sul-coreano Jang Woojin. O vencedor será conhecido em Lisboa no próximo dia 9, véspera do ITTF World Tour Grand Finals, torneio que reúne os mesatenistas de maior destaque na temporada. Diferentemente das outras premiações anuais da Federação, definidas por voto popular, a revelação é escolhida por uma comissão especial da federação.

“Foi um ano de conquistas importantes para mim e fico muito feliz com esse reconhecimento. É uma demonstração da ITTF do potencial que eles enxergam em mim. Espero agora ser o vencedor (risos)”, disse o brasileiro, que defende o Liebherr Ochsenhausen na Liga Alemã, uma das mais importantes da Europa. 

O talento de Calderano tem se revertido em resultados históricos pela Seleção. Em 2014, ele se tornou o primeiro medalhista olímpico do país: foi bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, sediados na China. Na temporada atual, carimbou o passaporte para mais um torneio olímpico, a Rio 2016, após conquistar o ouro individual nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá.

“Sem dúvidas, foi meu principal momento em 2015. Foi meu primeiro Pan, com a vaga olímpica em disputa, e consegui jogar bem e ser campeão nas equipes e no individual”, disse, lembrando ainda o título ao lado de Gustavo Tsuboi e Thiago Monteiro. 

No início do ano, Hugo já havia conquistado, em parceria com Tsuboi, o melhor resultado das Américas em todos os tempos no Circuito Mundial. Os brasileiros levaram a prata no torneio de duplas masculinas do Aberto do Qatar, etapa da série Super, equivalente a um Grand Slam no tênis. 

“No Qatar, estávamos no começo da parceria e conseguimos jogar muito bem. Aquele resultado mostrou o potencial que temos juntos”, afirmou Hugo. 

Este ano, o jovem mesatenista faturou ainda o bicampeonato individual no Campeonato Latino-Americano, disputado em Buenos Aires, na Argentina. Em fase final de recuperação após uma lesão na mão que o tirou das competições por cerca de dois meses, Hugo está ansioso para voltar à mesa e prosseguir sua preparação para a Rio 2016. 

“Pude trabalhar muito a parte física nesse período, o que foi muito bom para mim. Espero voltar ainda melhor”, projetou.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:                   

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?