Por CBTM
Torneio segue até esta sexta-feira (27), quando serão definidas as disputas individuais
Foto: Marcio Rodrigues/CPB/MPIX
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 26/11/2015
Sediadas em Natal (RN), as Paralimpíadas Escolares 2015 já têm definidos seus campeões nas duplas e equipes. A competição contou com cerca de mil atletas, de 12 a 17 anos, divididos em 26 delegações. Marcadas pelo espírito de fair-play e inclusão do campeonato, as disputas do tênis de mesa foram repletas de parcerias interestaduais.
Nas duplas, houve dobradinha de Minas Gerais no feminino. As mineiras venceram as paulistas por 2 partidas a 0 na Classe 11, além de levarem a melhor sobre Amapá/Paraíba pelo mesmo placar nas Classes 1/5, garantindo o ouro.
Entre os rapazes, vitória de São Paulo sobre Pernambuco/Paraíba nas Classes 6/8, ao passo que Pernambuco/Distrito Federal venceram Paraná/Mato Grosso do Sul nas Classes 9/10. Também por 2 a 0, Santa Catarina/Maranhão superaram Paraná/São Paulo na decisão da Classe 11.
Os mesatenistas de São Paulo e Santa Catarina se destacaram no torneio por equipes, levando quatro ouros cada em diferentes categorias. A Classe 11 de ambos os naipes foi dividida em duas faixas estárias, 12 a 14 e 15 a 17 anos. Na primeira, os paulistas prevaleceram: em parceria com Mato Grosso do Sul, ficaram com o ouro ao vencer RS/DF/MG por 3 a 2 no masculino, ao passo que, ao lado de Minas Gerais, venceram SC/DF /MG por 3 a 1 no feminino.
Santa Catarina, por sua vez, levou o ouro de 15 a 17 anos nos dois naipes. Em parceria com o Distrito Federal, os rapazes catarinenses venceram a equipe do Pará/Minas Gerais por 3 a 0 e levaram o ouro da Classe 11. No feminino, SC/MG venceram SP/MS pelo mesmo placar.
Entre as cadeirantes, MG/SP superaram sobre MG/RJ em confronto acirrado: o 3 a 2 assegurou a elas o ouro das Classes 1/5. No masculino, SC/PR/MS derrotaram PA/DF por 3 a 1 e ficaram com o título das Classes 9/10. MG/SC/AM levaram a melhor sobre PE/PR por 3 a 0 na decisão das Classes 6/7, enquanto São Paulo conquistou a Classe 8 ao vencer MS/PB por 3 a 0.
Esta é a décima edição das Paralimpíadas Escolares, que contam, em 2015, com oito modalidades: tênis de mesa, atletismo, bocha, goalball, judô, natação e tênis em cadeira de rodas. O torneio se estende até esta sexta-feira (27), quando serão conhecidos os campeões individuais.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br