Por CBTM
Jovens participantes do programa Diamantes do Futuro enfrentaram atletas locais e tiveram bom desempenho
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 27/11/2015
Os mesatenistas que participam do intercâmbio do programa Diamantes do Futuro, que está sendo realizado no Centro de Formação de Chengdu, na China, participaram dos primeiros confrontos com chineses e irão disputar um torneio local na próxima semana. O intercâmbio é um convênio entre Ministério do Esporte e governo chinês.
Após o primeiro dia de adaptação às instalações de alto rendimento, os atletas brasileiros foram divididos, pelo técnico Chang Pin, em três grupos, com o objetivo de otimizar os treinamentos: Rafael Torino, Guilherme Teodoro, Eduardo Tomoike, Diogo Silva e Daniel Godoi; Felipe Miua, Gustavo Gerstmann, Kenzo Carmo, Henrique Noguti e Joo Shin; e as meninas Lívia Lima, Laura Watanabe, Giulia Takahashi, Vanessa Wu e Fabiana Shintake.
Na sequência, a comissão técnica local designou atletas chineses de nível similar ao dos brasileiros para jogos, com bom aproveitamento dos intercambistas após cinco duelos. Eduardo, Rafael e Diogo conquistaram duas vitórias cada; André, Felipe e Gustavo, três; enquanto Livia triunfou em duas oportunidades.
Todas as partidas foram observadas pela comissão técnica brasileira, liderada pelo português Ricardo Faria, que passou aos jovens as informações consideradas válidas para aperfeiçoarem o seu jogo.
Na visão de Ricardo, as vantagens do intercâmbio vão muito além de todas as orientações que os atletas estão recebendo: a chave é a vontade de crescer e o ambiente da maior potência da modalidade.
“Até agora o saldo da viagem é muito positivo. Tudo que está sendo feito aqui, somado ao foco e determinação dos atletas deve resultar em uma evolução tática, técnica, mental e sobretudo postural. Eles estão podendo observar a seriedade e o esforço
que os melhores do mundo fazem para terem sucesso a nível mundial”, destacou Faria.
No próximo sábado (5), oito atletas brasileiros formarão duas equipes para disputar o tradicional torneio de Chengdu, em mais uma atividade de alta exigência técnica, para aprimorar o jogo dos jovens mesatenistas.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br