Por CBTM
Mineiros conquistaram sete medalhas nas oito disputas do último dia de competição
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 30/11/2015
Sediadas em Natal (RN), as Paralimpíadas Escolares 2015 conheceram seus campeões individuais na última sexta-feira (27). Com 400 pontos, a delegação de Minas Gerais conquistou o título geral no tênis de mesa, seguida por São Paulo (375) e Santa Catarina (300). Além dos bons resultados nas duplas e equipes, os campeões conquistaram três ouros e quatro pratas individuais.
Nas Classes 1/5 feminina, o título foi decidido entre mineiras. Maria Freitas venceu Camila Ribeiro por 3 a 1, assegurando o ouro. Na fase anterior, as duas conseguiram a classificação por 3 a 0: Maria superou a amapaense Karen Silva, enquanto Camila eliminou a paulista Glória Amaral. Glória e Karen levaram o bronze.
Na disputa de 15 a 17 anos da Classe 11 feminina, Tainá Damasceno (MG) venceu Jéssica Santos (SP) por 3 a 0. Pelo mesmo placar, nas semifinais, Tainá havia eliminado a maranhense Ana Beatriz, enquanto Jéssica superou a gaúcha Carla Pereira. Ambas ficaram com o bronze. Entre as atletas de 12 a 14 anos, Kailane Santos (SP) conquistou o primeiro lugar em disputa de grupo único, seguida por Aline Mariano (MG) e Samara Silva (MT).
Já na Classe 11 masculina, de 12 a 14 anos, Lucas Machado (MG) ficou com o ouro após vencer Ezequiel Gonzales (SP) por 3 a 0 na final. O mineiro repetiu o placar da classificação contra Lucas Santiago (MS). Ezequiel, por sua vez, havia eliminado o catarinense Alefer Silva por 3 a 1. Silva e Santiago terminaram em terceiro. Na disputa de 15 a 17 anos, Lucas Hansen (SC) sagrou-se campeão ao derrotar Wagner Nunes (MG) por 3 a 1. Os dois conquistaram a classificação por 3 a 0, após vencerem, respectivamente, Francisco Sousa (DF) e Fabrício Vicharaz (PR), que levaram o bronze.
Em decisão paulista, Carlos Valério derrotou Gabriel Lima por 3 a 0 na Classe 8 masculina. Também por 3 a 0, Valério eliminou Guilherme Gonzales (MS), enquanto Lima superou Renan Castilhano (RJ). Renan e Guilherme ficaram com o bronze. Nas Classes 9/10, o ouro ficou com o pernambucano Lucas Carvalho, que derrotou Lucas Santos (MS) por 3 a 0. Pelo mesmo placar, os finalistas, respectivamente, eliminaram David Neto (DF) e Alex Pereira (SC), medalhistas de bronze.
Nas Classes 6/10 femininas, houve dobradinha sul-mato-grossense no pódio. Em grupo único, Iolanda Maia sagrou-se campeã sem perder nenhum set. A maranhense Raquel Santos garantiu a prata, e Analanda Mafissoli levou o bronze. Também invicto, o catarinense Paulo Fonseca levou o título das Classes 6/7, seguido por Caio Amorim (MG) e Marlison Henrique (AM).
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br