Notícia

Com 14 medalhas na bagagem, Seleção Brasileira brilha no Latino-Americano Master

Por CBTM

02/12/2015 21h52


Chile foi o campeão geral do campeonato, seguido por Equador e Peru

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 2/12/2015

Se os atletas mirins brasileiros foram hegemônicos no continente em 2015, os veteranos, no mês passado, repetiram o bom rendimento do país em torneios regionais. Sediado em Salinas, no Equador, o Campeonato Latino-Americano Master rendeu bons resultados à Seleção em todas as modalidades de disputa. Após conquistar 14 medalhas ao todo, o Brasil ficou em quinto na classificação geral do torneio.

Na categoria +65 do individual feminino, de grupo único, o pódio foi totalmente verde e amarelo. Campeã brasileira no veterano 60, Nathália Pereira conquistou o ouro ao superar Emiko Moreira por 3 a 1, com direito a último set acirrado (11/8, 3/11, 11/6 e 12/10). Além de derrotar a argentina Evelina Weber e a peruana Maria Barriga, Emiko conseguiu virar a partida contra Marlene Takahashi por 3 a 1 (8/11, 11/5, 11/5 e 11/8), ficando com a prata. Marlene, por sua vez, levou o bronze.

As duplas renderam mais dois ouros à Seleção, um em cada naipe. Entre os homens de 35 a 39 anos, Neder Neves e Normando Allencar derrotaram os peruanos Alfonso Manosalva e Christian Azato por 3 a 2 na decisão. Na fase anterior, eles eliminaram os anfitriões Paul Hernadez e Nelson Salazar pelo mesmo placar, enquanto a dupla peruana superou os chilenos Alejandro Moncada e Eduardo Luna por 3 a 0. Chile e Equador ficaram com o bronze.

Invictas, Sandra Lopes e Cleusa Taguchi tornaram-se campeãs latino-americanas na categoria de 55 a 59 anos. Na decisão, as brasileiras derrotaram as locais Carmen Yaguari e Patricia Benítez por 3 a 0, repetindo o placar das semifinais, em que bateram as venezuelanas Leila Galvez e Margarita Forero. Já as equatorianas tiveram a Argentina de Anabel Vitullo e Virginia Allagia no caminho até a final, a quem venceram por 3 a 1. Argentinas e venezuelanas terminaram em terceiro.

Em parceria com o chileno Jorge Beltran, Sandra foi novamente ao pódio nas duplas mistas. Os dois conquistaram o bronze na categoria ao serem superados pelos chilenos Valentín Ramos e Sara Villagran por 3 a 0. Os colombianos Carlos Rodriguez e Claudia Garcia também ficaram com o bronze, após serem eliminados pelos campeões René Aguirre e Jaqueline Diaz, do Chile. Sara e Valentín ficaram com a prata.

Nas equipes, houve dobradinha brasileira no pódio entre as mulheres do +55. Após conquistarem a vaga para as eliminatórias em primeiro lugar de seus respectivos grupos, o Brasil A caiu diante do anfitrião nas semifinais, ao passo que o Brasil B superou a Argentina e conseguiu a classificação. Entretanto, foi vencido pela equipe local na decisão, ficando com a prata. No masculino de 35 a 39 anos, a Seleção ficou com a prata após vitória pelo Peru A na final. Chile A e Equador A terminaram em terceiro.

Com 5255 pontos, o Chile ganhou o Troféu Especial, dedicado ao campeão geral. O Equador (2750) ocupou a segunda posição, seguido de Peru (2490), Colômbia (1580) e Brasil (1255).

Confira abaixo todos os resultados do Latino-Americano Master:

MASCULINO

35-39 anos

Individual: Alejandro Moncada (ouro), Christian Azato (prata), Nelson Salazar e Esteban Rosales (bronzes)

Duplas: Normando Allencar/Neder Neves (ouro), Alfonso Manosalva/Christian Azato (prata), Alejandro Moncada/Eduardo Luna e Paul Hernadez/Nelson Salazar (bronzes)

Equipes: Peru A (ouro), Brasil (prata), Chile A e Equador A (bronzes)

40-44 anos

Individual: Diego Arboleda (ouro), Ricardo Rodriguez (prata), Juan Aceitón e Cristian Flores (bronzes)

Duplas: Diego Arboleda/Ricardo Rodriguez (ouro), Juan Aceitón/Ignacio Marquez (prata), Daniel Ayaipoma/Erick Mabrich (bronzes)

Equipes: Colômbia (ouro), Chile (prata), Peru A e Equador A (bronzes)

45-49 anos

Individual: Juan Papic (ouro), Mauricio Acevedo (prata), Marcelo Rodríguez e Dino Sepúlveda (bronzes)

Duplas: Marcelo Rodríguez/Mauricio Acevedo (ouro), Juan Papic/Patricio Valle (prata), Esteban Sevilla e Geovanny Chanchay (bronzes)

Equipes: Chile A (ouro), Chile B (prata), Equador A e Peru A (bronzes)

50-54 anos

Individual: Marco Gómez (ouro), Oscar Gavilan (prata), Francisco Mendoza e Edwin Padilla (bronzes)

Duplas: Marco Gomez/René Aguirre (ouro), Oscar Rodríguez/Oscar Gavilan (prata), Edwin Padilla/Ramon Morales e Carlos Sosa/Frank Arias (bronzes)

Equipes: Chile A (ouro), Costa Rica/Paraguai (prata), Equador A e República Dominicana (bronzes)

55-59 anos

Individual: Jorge Beltrán (ouro), Hugo Su (prata), Juan Lizana e Danor Quinteros (bronzes)

Duplas: Jorge Beltrán/Juan Lizana (ouro), Danor Quinteros/Guillermo León (prata), Giancarlo Scottini/Hugo Su e Mario Barrenechea/Silvio Corrales (bronzes)

Equipes: Chile A (ouro), Peru A (prata), Ecuador A e Chile B (bronzes)

60-64 anos

Individual: Ricardo de Armas (ouro), Jorge Silva (prata), Francisco Batista e Guillermo León (bronzes)

Duplas: Fabio Marcotulli/Ricardo de Armas (ouro), Edgardo Astorga/Jorge Silva (prata), Santiago Rebolledo/Valentín Ramos e Adres Roberto Diaz/Carlos Estrada (bronzes)

Equipes: Chile A (ouro), Venezuela (prata), Brasil B e Chile A (bronzes)

65-69 anos

Individual: Valentín Ramos (ouro), Luis Ayala (prata), Hermán Arancibia e Amador Nuñez (bronzes)

Duplas (65+): Luis Ayala/Carlos Erebitis (ouro), Amador Nuñez/Alejandro Tapia (prata), Gabriel Fuéntes/Hernán Arancibia e Carlos Larsson/Mario Roque (bronzes)

Equipes: Chile A (ouro), Argentina B (prata), Peru e Chile C (bronzes)

70-74 anos

Individual: Alejandro Tapia (ouro), Germanico Echeverria (prata), Hector Boiko e Fabio Marcotulli (bronzes)

75+

Individual: Alfredo Meyer (ouro), René Arriagada (prata) e Pedro Suárez (bronze)

FEMININO

40-44 anos

Individual: Milagritos Gorriti (ouro), Gila Zambrano (prata), Mirna Mendoza e Maria Yepes (bronzes)

Duplas: Milagritos Gorriti/Magali Gomes (ouro), Mirna Mendoza/Gila Zambrano (prata), Alexa Armendariz/Ivonne Montaleza e Cathy Arteaga/Magali Montes (bronzes)

Equipes: Peru (ouro), Equador A (prata) e Colômbia (bronze)

45-49 anos

Individual: Diana Casas (ouro), Raquel Morales (prata), Paola Gonçalvez e Magali Montes (bronze)

Duplas: Diana Casas/Claudia Garcia (ouro), Betty Guamancela/Tania Castillo (prata), Lupe Ledesma/Rosario Toledo e Raquel Morales/Rocio Salazar (bronzes)

Equipes: Colômbia A (ouro), Equador A (prata), Equador B e Chile (bronzes)

50-54 anos

Individual: Claudia Garcia (ouro), Sonia Hernández (prata), Sandra Majluf e Rocio Salazar (bronzes)

Duplas: Jaqueline Díaz/Sara Villagrán (ouro), Sandra Majluf/Nathália Pereira (prata), Carmen Gallegos/Maria Barriga e Carmela Melero/Silvana Romero (bronzes)

Equipes: Chile (ouro), Peru A (prata) e Costa Rica (bronze)

55-59 anos

Individual: Patricia Benitez (ouro), Anabel Vitullo (prata), Cleusa Taguchi e Sandra Lopes (bronzes)

Duplas: Cleusa Taguchi/Sandra Lopes (ouro), Carmen Yaguari/Patricia Benitez (prata), Leila Galvez/Margarita Forero e Anabel Vitullo/Virginia Alagia (bronzes)

Equipes (55+): Equador (ouro), Brasil B (prata), Brasil A e Argentina (bronzes)

60-64 anos

Individual: Maria Angelica Gonzalez (ouro), Carmen Yaguari (prata), Marilyn Gutierrez e Victoria Arteaga (bronzes)

65+

Individual: Nathalia Pereira (ouro), Emiko Moreira (prata) e Marlene Takahashi (bronze)

DUPLAS MISTAS

35-49 anos

Ricardo Rodriguez/Diana Casas (ouro), Nelson Salazar/Ivonne Montaleza (prata), Geovanny Chanchay/Betty Guamancela e Juan Papic/Paola Gonçalvez (bronzes)

50+

René Aguirre/Jaqueline Díaz (ouro), Valentín Ramos/Sara Villagrán (prata), Jorge Beltran/Sandra Lopes e Carlos Rodriguez/Claudia Garcia (bronzes)

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?