Por CBTM
Em sua quinta decisão, Ding Ning conquista título inédito
Da redação, no Rio de Janeiro – 14/12/2015
Foram definidos neste domingo (13) os campeões do ITTF World Tour Grand Finals, torneio que reúne os atletas que mais se destacaram no Circuito Mundial ao longo do ano. Eleito o melhor jogador do ano pela Federação, Ma Long (1º colocado no ranking mundial) fechou um ano perfeito numa grande decisão contra Fan Zhendong (2º), ao passo que Ding Ning (3ª) conquistou seu primeiro título na competição.
A final masculina ficará na memória do público português: os dois maiores mesatenistas da atualidade reeditaram a final da Copa do Mundo de 2015. Campeão na ocasião, topo do ranking mundial e também do World Tour Standings, que registra a pontuação no Circuito Mundial da temporada, Ma Long, de 27 anos, parecia sucumbir pela primeira vez no sexto confronto diante do rival. Venceu os dois primeiros sets por 12 a 10, mas o jovem Fan Zhendong, 18, buscou o resultado e levou os três sets seguintes: 13 a 11, 11 a 7 e 11 a 7. Ao campeão do mundo, restava a pressão.
Imbatível nos rallies, Zhendong começou vencendo o sexto set por 4 a 1, ao que Ma Long, que já dava sinais de cansaço, pediu tempo técnico. Deu certo: venceu por 11 a 8, levando o jogo para o sétimo set. Novamente, Zhendong começou com a vantagem: ao abrir 6 a 3, pediu tempo técnico. Ma Long marcou os sete pontos seguintes e teve quatro chances de encerrar o jogo, mas viu o rival diminuir a vantagem para 10 a 9. Não foi o bastante: a experiência pesou a seu favor e ele marcou o último ponto, conquistando o último grande título da temporada. Com o resultado, ele se tornou o maior campeão da história do torneio, com quatro ouros na bagagem. O bronze ficou com Xu Xin (3º) e Zhang Jike (5º).
Entre as mulheres, a persistência de Ding Ning foi recompensada. Em sua quinta final no torneio, ela conseguiu chegar ao seu primeiro título diante da compatriota Chen Meng (8ª). Em 2015, as duas já haviam se enfrentado nas quartas de final do Aberto do Kuwait, em fevereiro, com vitória e posterior medalha de prata de Ding. Entretanto, na semifinal da Copa do Mundo feminina, no Japão, foi Chen Meng que levou a melhor sobre a campeã mundial de 2014. A decisão do Grand Finals desempataria o confronto na temporada.
Ding Ning saiu na frente por 13 a 11, mas Chen Meng buscou o empate por 12 a 10. A partir do terceiro set, Ding aumentou a velocidade do jogo e se impôs na partida, vencendo por 11 a 7 e 11 a 2. Chen ainda venceu o quinto set por 11 a 9, mas, no set seguinte, Ding fez 11 a 7, selando o confronto por 4 a 2 e assegurando o ouro inédito em sua carreira. Aos 19 anos, em sua primeira decisão, caiu diante de Guo Yan. Em 2011, 2013 e 2014, foi superada por Liu Shiwen, campeã da Copa do Mundo e líder do ranking em 2015. Este ano, Liu parou nas oitavas, eliminada justamente por Chen. A chinesa Zhu Yuling e a coreana Jeon Jihee (13ª) ficaram com o bronze.
Confira abaixo os demais medalhistas do ITTF World Tour Grand Finals 2015:
Duplas femininas
Ouro: Ding Ning/Zhu Yuling
Prata: Miu Hirano/Mima Ito
Bronzes: Jiang Huajun/Tie Yana e Jeon Jihee/Yang Haeun
Duplas masculinas
Ouro: Masataka Morizono/Yuya Oshima
Prata: Tiago Apolónia/João Monteiro
Bronzes: Jung Youngsik/Kim Minseok e Chiang Hung-Chieh/Huang Sheng-Sheng
Sub-21 feminino
Ouro: Ye Lin
Prata: Yui Hamamoto
Bronzes: Hitomi Sato e Kem Hoi Doo
Sub-21 masculino
Ouro: Yuya Oshima
Prata: Yujia Zhai
Bronzes: Masaki Yoshida e Benjamin Brossier
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br