Por CBTM
Comissão técnica brasileira elogia estrutura de Sichuan e profissionalismo chinês
Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 17/12/2015
Em sua última semana de treinamentos em Chengdu, capital da província de Sichuan, na China, os Diamantes do Futuro conheceram mais um dos pólos de tênis de mesa da maior potência da modalidade. Na última quarta-feira (16), os jovens atletas visitaram o ginásio da equipe estadual, onde enfrentaram fortes adversários em torneio amistoso por equipes. Impressionados, os treinadores brasileiros exaltaram a estrutura da sede.
“É algo de outro planeta. Existem duas alas gigantes só de tênis de mesa, além de uma academia incrível no centro. No mesmo local, há um prédio para tênis de quadra e badminton e um campo de futebol, tudo de alto padrão”, afirmou Andrews Martins.
“Sichuan é espetacular. Há dois ginásios exatamente iguais, um feminino e outro masculino. Nossos atletas tiveram a oportunidade de jogar contra alguns dos que treinam lá”, contou Jorge Fanck.
O Centro Olímpico de Sichuan recebe os mesatenistas que mais se destacam em cada uma das cidades da província, além dos atletas profissionais que residem nas redondezas. Zhu Yuling, segunda colocada no ranking mundial, foi revelada na região e ainda treina no ginásio ao final de cada temporada.
“Jogamos em equipes de 5 e 6 atletas, duas masculinas e uma feminina. Em ambos os naipes, os jogadores de lá eram muito fortes”, relatou Martins.
“Os atletas eram de altíssimo nível. Foi difícil, mas valeu a experiência”, completou Fanck.
Durante a estadia no centro de treinamento de Chengdu, os jovens brasileiros puderam concentrar todos os esforços em sua evolução como mesatenistas. Em 30h semanais de treinos com atletas locais, trocaram experiências e aprenderam novas técnicas, além de ganharem motivação extra devido ao alto nível dos parceiros de treino. Tiveram, ainda, um dia dedicado ao intercâmbio cultural, em que visitaram escolas, interagiram com os alunos e conheceram um pouco mais das tradições chinesas. O português Ricardo Faria, treinador e consultor internacional da CBTM, ressaltou o valor da viagem também nos aspectos externos à mesa.
“O mais importante foi o convívio para além do trabalho sério que se realiza diariamente”, afirmou.
Se a receptividade e a qualidade das estruturas saltam aos olhos, é na postura em relação ao esporte que os chineses causam mais admiração. Para o técnico Emerson Jerônimo, presidente da Federação Paranaense de Tênis de Mesa (FTMPA), tamanho empenho e organização justificam a hegemonia do país no cenário internacional.
“Eles colocam o profissionalismo acima de tudo. Não é à toa que a China é a melhor seleção do mundo: há muita seriedade por parte dos técnicos e dirigentes”, concluiu.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.
Siga a CBTM nas redes sociais:
FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa
iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br