Notícia

Soberano na América Latina em 2015, Diogo Silva mantém humildade para seguir crescendo

Por CBTM

23/12/2015 17h54


Aos 13 anos, ele levantou os títulos brasileiro, sul-americano e latino-americano

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 23/12/2015

Diogo Silva viveu, em 2015, um ano que todo atleta sonha em qualquer modalidade: levou a medalha de ouro em todos os torneios individuais que disputou. Retornando de sua segunda experiência na China com o programa Diamantes do Futuro, o mesatenista quer seguir evoluindo para garantir uma vaga na seleção.

Se o ano de 2016 será muito importante para o tênis de mesa brasileiro – afinal, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro podem representar um desempenho histórico em casa - o mesatenista de 13 anos (que completa 14 em abril) também tem grandes expectativas.

“Meu objetivo é seguir treinando firme, evoluir e conseguir minha vaga na seleção infantil. Conquistando a vaga, espero realizar um bom Sul-americano e me classificar para o Pan-Americano. Quero continuar treinando e evoluindo cada vez mais o meu jogo”, projetou Diogo.

LEIA TAMBÉM: Campeonatos continentais se fundem e EUA sediará Jogos Pan-Americanos juvenis e infantis em 2016

E para alcançar o que pretende, o jovem vem mais do que credenciado pelos títulos da atual temporada, na categoria mirim: campeão brasileiro de inverno, campeão sul-americano, campeão latino-americano e campeão brasileiro de verão – contando somente os torneios individuais.

O primeiro grande passo para o ano incrível, que ainda incluiu os títulos de duplas do brasileiro de inverno, do sul-americano por equipes e das duplas do latino-americano, foi o campeonato sul-americano no Peru. Na sequência, uma viagem para Cuba e a consolidação da hegemonia continental.

“O Sul-americano foi minha primeira competição Internacional, tive um bom desempenho, soube lidar com cada jogo, sempre focando em meu próximo adversário. No Latino foi bem complicado, desde a fase de grupos tive jogos difíceis, mas soube lidar com as dificuldades e sair campeão”, comemorou.

Um dos grandes responsáveis pelo sucesso do paulista é Maurício Kobayashi, responsável por revelar duas lendas do tênis de mesa brasileiro: Hugo Hoyama e Cláudio Kano, a quem Diogo não cansa de agradecer.

“Meu técnico me ajudou muito, exigindo de mim nos treinamentos e acompanhando meus jogos nos torneios, sempre fazendo seu melhor por mim”, afirmou, em tom de gratidão ao experiente treinador.

Além do grande trabalho de Kobayashi, o programa Diamantes do Futuro colaborou muito para a evolução do mesatenista. Em janeiro, aos 12 anos, ele foi para seu primeiro intercâmbio na China, com outros três atletas.

“Pude evoluir na parte técnica e tática, pensar sobre o meu estilo de jogo. Outra coisa foi melhorar minha postura como um atleta campeão, nos momentos em que jogo bem ou mal”, apontou o jovem.

Mais velho e com a estante de medalhas lotada, Diogo embarcou no final de novembro para sua segunda experiência na maior potência do tênis de mesa mundial. Ao lado de outros 15 mesatenistas, Diogo passou um mês no Centro de Treinamento de Chengdu, capital da província de Sichuan, fruto de uma parceria entre Ministério do Esporte e o Governo Chinês.

“A primeira viagem aproveitei muito, mas acho que não absorvi tudo que podia. Após um ano treinando no meu clube pude evoluir com os aprendizados que tive na primeira viagem. Agora consegui aproveitar mais, treinar contra atletas de diferentes estilos. Consigo perceber a evolução que tive neste último ano”, finalizou Diogo, que é somente uma das várias promessas que vêm chegando cada vez mais longe.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?