Notícia

Seleção paralímpica andante recebe especialista em doping

Por CBTM

29/01/2016 16h47


Paulo Salmin, mesatenista garantido em 2016, aprovou a iniciativa e destacou as lições recebidas

Da redação, no Rio de Janeiro (RJ) – 29/01/2016

Nesta quarta-feira (27), em Piracicaba (SP), a seleção brasileira paralímpica andante deu prosseguimento à sua preparação rumo aos Jogos Paralímpicos do Rio 2016, em todos os âmbitos. Os atletas e comissão técnica receberam a doutora Fernanda Bini, advogada especialista em direito esportivo, que palestrou sobre doping.

Para o mesatenista Paulo Salmin, atual campeão parapan-americano e 15º colocado no ranking mundial da Classe 7, a atividade foi bastante positiva, pois se debruçou mais profundamente sobre a questão.

“A palestra foi legal porque teve uma sequência nas informações. Ela conseguiu explicar o que é doping, que não é só a ingestão de substâncias proibidas, se enquadram mais nove tipos de artigos dentro da legislação”, apontou.

A legislação anti-doping é regulada mundialmente pela WADA (sigla inglesa para Agência Mundial Antidoping) e no Brasil pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem). Contudo, o que mais chamou a atenção de Salmin foi o alerta quanto à saúde dos mesatenistas.

“A Fernanda explicou a hierarquia da WADA e da ABCD e, mais importante ainda para nós atletas, mostrou o quanto é importante para o nosso pós-carreira nos mantermos saudáveis. Um dia pagaremos a conta se utilizarmos esses atalhos agora para alcançarmos nosso alto nível”, destacou.

Para além do grande desafio dos 13 garantidos em 2016, bem como a manutenção na elite do tênis de mesa paralímpico mundial, a saúde à longo prazo sempre deve falar mais alto.

“Para mim ficou essa mensagem que o esporte tem que continuar sacrificante, mas limpo. Isso é o mais importante de tudo para nós”, finalizou Salmin.

Confira o currículo completo da palestrante Fernanda Bini:

Especialista em Direito Desportivo pelo IBDD , Procuradora do STJD da Confederação Brasileira de Futebol, Procuradora da Comissão Disciplinar Permanente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Auditora do STJD do Atletismo, Handebol e Badminton, Auditora do STJD da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais), Auditora da 2ª CD do STJD da Liga Nacional de Futsal Vice - Presidente do Tribunal de Justiça Desportiva OAB/CAASP, Diretora Secretária do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo.

A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa conta com recursos da Lei Agnelo/Piva (Comitê Olímpico do Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro) – Lei de Incentivo Fiscal e Governo Federal – Ministério do Esporte.

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/TMBrasil
TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm
INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

iDigo | Assessoria de comunicação CBTM
imprensa@cbtm.org.br

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?